2302_destaqueblog_470x246

Mesmo você adorando o papel e se beneficiando diariamente dele, provavelmente já se perguntou se a produção do papel é sustentável, não é mesmo? Isso acontece porque existem por aí muitos discursos nesse sentido, carregados de informações que não são verdadeiras.É hora de você saber a verdade! Venha conosco desvendar alguns desses mitos. E depois, pode contar para todo mundo, tá?O papel desmata as florestas nativas?

MITO! No Brasil,100% do papel que usamos para escrever e para imprimir vem do cultivo do eucalipto ou do pinus, que é certificado e faz parte de um projeto sustentável que beneficia tanto as pessoas quanto a natureza.

O uso do papel faz com que se derrube árvores e prejudique a natureza?

MITO! Funciona assim: para a produção do papel no país, são plantados pinus e eucaliptos, atendendo planos de manejo sustentável e em áreas específicas. Depois, essa produção é colhida para a fabricação do papel. Todo o processo é feito com muita responsabilidade. Logo depois, uma nova floresta é plantada, e o ciclo continua como em um cultivo comum. 

O papel e as plataformas digitais impactam o ambiente da mesma forma?

MITO! Muitas pessoas têm a sensação de que os meios eletrônicos são mais ecológicos do que o papel e que seu impacto ambiental é menor. Mas você sabia que o papel para imprimir e escrever é composto por celulose produzida a partir de madeira proveniente de plantações de eucalipto e é 100% reciclável e biodegradável?

Ler no jornal impresso consome 20% menos carbono do que ver as notícias online. Assim, não se engane na hora de decidir onde ler para se atualizar dos assuntos!

Além do mais, cabe lembrar que ler no papel traz mais benefícios para seu cérebro, como vimos aqui.

A energia usada para fazer papel é renovável?

VERDADE! Mais de 80% da energia usada no processo produtivo do papel da International Paper é renovável. Como já vimos aqui no blog, grande parte dessa energia é produzida pela própria empresa: pode ser a partir do aproveitamento da energia gerada na produção ou a partir de biomassa. Isso faz com que a demanda de energia elétrica do sistema nacional seja reduzida durante a fabricação do papel.

Você sabia?*

 – No Brasil, as plantações de eucalipto para produção do papel equivalem a 2.4 milhões de campos de futebol.

– O uso do papel está totalmente alinhado à preservação ambiental, o que inclui a proteção de florestas nativas.

– 84% da energia usada para fazer papel é renovável.

E aí, ficou com alguma dúvida sobre a produção do papel? Pergunte para a gente, vamos adorar ajudar você a resolvê-la! <3

*Fonte “Você sabia?”: Ibá – Indústria Brasileira de Árvores 2016/2017

Conteúdo retirado de: http://adoropapel.com.br/2018/02/desvende-alguns-mitos-sobre-o-papel/