Organizar a mesa de trabalho é parte fundamental para o início de uma boa jornada de estudos ou de afazeres de escritório. Há quem diga que consegue lidar bem      na bagunça, mas no geral, organizar de forma adequada a escrivaninha ajuda a maioria das pessoas. Pensando nisso, criamos essas 5 dicas simples, mas que podem auxiliar muito na hora de estudar pras provas (oab, enem, concurso) ou concluir aquele projeto importante para o se trabalho.

1- SOMENTE O ESSENCIAL

A poluição visual do ambiente pode realmente confundir a mente de quem precisa focar na realização de tarefas. Por isso, mantenha à mesa somente o que for necessário. Um ambiente limpo facilita a organização da ideias e impede as distrações tão comuns no nosso tempo. Então se você está na sua mesa de trabalho lendo este post, seja no home office ou em uma empresa, faça a seguinte experiência: olhe para a sua frente e pense “o que dessa mesa eu realmente preciso?”.

2 – ORGANIZAÇÃO DE DOCUMENTOS

Uma boa organização de documentos é parte essencial para que você não perca seu tempo desnecessariamente. Procurar algo que você não sabe exatamente onde está gera perda de tempo e muito estresse. Nisso, a Casa do Papel pode te ajudar através dos mais diversos organizadores. Cada objeto tem o seu lugar certo.

3- ITENS DE PAPELARIA

É comum e importante que sua mesa disponha de itens de papelaria. Lápis, canetas, bloco de notas, grampeador, Post It, entre outros itens, fazem parte do dia a dia do escritório. Procure nunca deixar todas essas ferramentas de trabalho soltas por aí. Tenha sempre um estojo ou um organizador de lápis.

4- ILUMINAÇÃO

Às vezes a gente nem percebe o quanto a iluminação influencia no nosso humor. Uma luz demasiadamente forte pode estressar, uma fraca, por sua vez, força a visão e dificulta a produtividade. Assim, conte sempre com a iluminação adequada. Um abajur com luz localizada e a lâmpada certa pode ser o suficiente para tornar sua mesa de trabalho mais organizada e agradável.    

5 – ARRUMAÇÃO DIÁRIA

No fim e no começo do expediente, delimite alguns minutos para deixar tudo em ordem. É natural que após um longo dia de trabalho, alguns lápis, algumas folhas e canecas estejam fora do lugar. Da mesma forma que no final do trabalho é preciso salvar os arquivos e organizá-los no computador para que, no dia seguinte, possa-se reiniciar as tarefas, também isso ocorre com nossa mesa de todo dia. Não à toa o nome para em inglês para a tela inicial do computador seja “desktop”, cuja tradução é, literalmente, “mesa de trabalho”.