O novembro azul é um campanha de conscientização a respeito da necessidade de prevenção do câncer de próstata. O câncer de próstata é aquele que mais mata homens no Brasil, representando 28,6% dos óbitos vinculados ao câncer em homens no país.

Após o sucesso da campanha Outubro Rosa, pensou-se em uma campanha capaz de alertar também os homens para a necessidade de realizar exames preventivos, uma vez que o diagnóstico precoce é o maior aliado na luta contra a doença.

Há um grande tabu a respeito do exame de toque. No entanto, o toque é reconhecido como a maneira mais eficiente de diagnosticar o câncer de próstata. É também por essa razão que o novembro azul ganha importância e notoriedade, para desfazer mitos e naturalizar a necessidade de exames médicos.  A recomendação é de que homens acima de 50 anos, mesmo sem sintomas, realizem o exame. Quando existe histórico familiar, recomenda-se os exames a partir dos 45 anos. A idade é parte importante na prevenção, pois 70% dos casos acontecem acima dos 65 anos, então a partir de certa idade é muito importante redobrar a atenção para o tema.

É necessário salientar que num estágio inicial, o câncer de próstata não necessariamente vai apresentar sintomas, portanto o exame é recomendado. Num estágio posterior, alguns sintomas estão vinculados à urina fraca e inconstante, portanto fique atento e proteja-se.