Organizar a mesa de trabalho passa o sentimento de energia e inspiração! Em um momento no qual o home office se torna uma opção para muitos profissionais, fica ainda mais importante dar uma atenção especial à organização da sua mesa de trabalho. Confere algumas dicas pensadas para ajudar você a arrumar este espaço fundamental no dia a dia de tantos trabalhadores!

1 – CRIE UM SISTEMA

Não adianta a mesa estar organizada se ela não serve aos seus propósitos. É importante portanto você criar um sistema de trabalho que abarque seus projetos. Use, por exemplo, um organizador de documentos para separar os seus projetos, crie etiquetas para nomear o que é cada área do seu organizador. Isso é uma ótima maneira de evitar a pilha de folhas desconexas e permitir que você tenha uma visualização boa do seu trabalho.

2 – FAÇA UMA LIMPA GERAL

Livre-se de tudo que você não precisa ou não quer. Olhe ao redor. O que você não tem usado já faz algum tempo?

Se algo não está funcionando, mande para o conserto ou jogue fora. Se algo não está sendo usado, tente pensar em quando você realmente vai precisar do objeto. Isso vale para equipamentos e suprimentos, mas também para decoração. Se uma planta ou decoração está coberta de poeira, talvez seja bom rever se vale mantê-la no ambiente. Isso tudo vai ajudar você a conseguir organizar a mesa.

3 –  MANTENHA OS OBJETOS AO ALCANCE

Suprimentos, documentos e outros itens que você use diariamente devem estar ao alcance do seus braços. Por outro lado, se há, por exemplo, um dicionário na sua mesa, mas você usa o dicionário on-line, então o dicionário físico precisa partir.

4 – CRIE UM ESPAÇO PESSOAL

Há objetos que você leva diariamente para o escritório, eles precisam ir para algum lugar. No entanto, ao invés de colocar sua bolsa, carteira, celular, ou chave sobre a mesa, determine uma área específica para estes itens. Melhor ainda, sempre que possível, mantenha seu celular fora de vista, isso vai diminuir sua distração. No caso de você estar em Home Oficce, também é importante fazer essa distinção. Assim, durante, durante as horas de trabalho, deixe os pertences pessoas distantes. Isso no leva a quinta dica.

5 – ORGANIZE SUA MESA DE ACORDO COM O MOMENTO DO SEU DIA

Uma das maiores dificuldades dos profissionais que trabalham em Home Office é a capacidade de separar o dia entre trabalho e lazer. Isso se deve ao fato de que, na maioria dos casos, é num mesmo ambiente que se vive esses dois moimentos do dia, então como separá-los? Uma dica é você mudar a cara da sua mesa de acordo com o momento. Comece o dia de trabalho organizando a mesa, deixando tudo “clean”, com cara de escritório. Ao fim do dia, quando for hora do lazer, traga de volta os objetos pessoas e reconfigure o ambiente para ter a cara do momento de descanso.

6 – TENHA ORGANIZADORES DE CANETAS

É comum e importante que sua mesa de trabalho disponha de itens de papelaria. Afinal, lápis, canetas, bloco de notas, grampeador, clips e Post It fazem parte do dia a dia do escritório. Procure nunca deixar todas essas ferramentas de trabalho soltas por aí. Isso porque muita poluição visual no ambiente de trabalho pode dificultar a concentração. Assim, é importante você contar com um local adequado para depositar essas ferramentas, esse local é o Organizador de Canetas e Clips.

7 – ORGANIZE TAMBÉM O SEU COMPUTADOR

Você pode ter uma mesa absolutamente organizada, daquelas que deixaria um perfeccionista orgulhoso, mas se a tela do seu computador for um pesadelo de ícones e arquivos inúteis, é hora de mudar. A bagunça digital conta como bagunça também, e ela pode ser surpreendentemente distrativa quando você tentar se focar no trabalho. Por isso, ao menos uma vez na semana, procure revisar os itens na sua área de trabalho e organize suas pastas no computador.   

8 – USE POST-IT

Hoje em dia, o serviço mesmo em Home Office é extremamente dinâmico, isso significa uma série de demandas e, entre elas, outras ideias para novos afazeres e novos projetos que vão surgindo à medida que se trabalha. Por isso, além de organizar a mesa é importante contar com alguns Post-Its na sua mesa de trabalho. Eles servem para você anotar ideias para o futuro, ou para dividir seus afazeres em pequenos lembretes, fazendo com que nada escape.

9 – CRIE UM ESPAÇO PARA SUA CANECA DE ESTIMAÇÃO

Não importa se a sua preferência é chá ou café. Quando o assunto é recarregar as energias no trabalho, não existe companheira mais fiel do que a caneca de estimação. É com ela que você passar boa parte dos dias, é ela que você pega quando quer relaxar um pouco. Vida longa à caneca! Mas atenção ao local onde ela vai ficar, nada pior para requebrar o ritmo de trabalho do que derramar café por tudo!

10 – ORGANIZADOR DE DOCUMENTOS

Uma boa organização de documentos é parte essencial para que você não perca seu tempo desnecessariamente. Procurar algo que você não sabe exatamente onde está gera perda de tempo e muito estresse. Nisso, a Casa do Papel pode te ajudar através dos mais diversos organizadores. Cada objeto tem o seu lugar certo

Confere também algumas dicas para montar o seu Home Office!