Você consegue imaginar um mundo anterior à origem da fotografia? É difícil, né? Hoje em dia a fotografia está tão presente no nosso cotidiano que fica complicado imaginar um tempo onde ela não existia. Do momento no qual acordamos até a hora de dormir, nós somos bombardeados por imagens fotográficas através da tela do celular, do computador, dos jornais, televisão, outdoors, enfim, a foto está por todos os lados!

Antes do seu surgimento, apenas os muito ricos tinham a possibilidade de eternizar suas imagens através da pintura, apenas os muito aventureiros tinham a possibilidade de ver as mais altas montanhas do mundo, ou os infinitos desertos. Que privilégio o nosso de viver em um mundo com a fotografia e, através dela, poder conhecer um pouco mais de si e do nosso planeta. 

Mas você sabe como a fotografia surgiu? É uma bela história, que mistura um pouco de mágica, curiosidade e ciência. 

A ORIGEM DA FOTOGRAFIA

Os primeiros fotógrafos eram quase alquimistas! Através de misturas com sal de prata e outros resíduos eles começaram a desvendar os mistérios da impressão de imagens. De uma forma muito simplificada, o processo de impressão fotográfica se baseia no seguinte princípio: diferentes objetos e cores emanam diferentes quantidades de luz. Assim, à medida que foi encontrado um material fotossensível, ou seja, sensível à luz, foi possível fixar no papel, através da queima deste material, algumas imagens do nosso mundo. 

Hoje em dia, as câmeras analógicas ainda se utilizam do mesmo princípio, a principal diferença é o fato de que a queima, e portanto a impressão da imagem no papel, hoje acontecem em centésimos ou até milésimos de segundo, enquanto no século XIX ela levava um bom tempo. 

Você certamente já viu alguma foto antiga onde todos estão muito sérios. Isso se deve também ao fato de que demorava muito tempo para a foto ser fixada no papel, é não é fácil manter um sorriso estático por 30 minutos. 

Confere a primeira foto revelada na história, datada de 1826:

A primeira foto da história. Vista da janela em Le Gras. 1826 ou 1827.

A imagem foi capturada pelo inventor francês Nicéphore Niépce e mostra parte dos prédios que circundavam sua propriedade em Le Gras.

Confere a primeira imagem de um humano:

Foto do Boulevar du Temple. Louis Daguerre, 1838.

Você percebe um  homem na esquina? Essa é a primeira figura humana registrada em câmera. O que aconteceu foi o seguinte: na verdade, o Boulevard estava repleto de pessoas caminhando, mas como era necessário muito tempo de exposição para captar as imagens, apenas objetos estático, como prédios e árvores, apareciam na impressão. No entanto, naquela manhã de 1838, um homem resolveu engraxar seus sapatos na esquina que seria fotografada e, por isso, ele passou alguns minutos fixado exatamente na mesma posição. Foi isso que fez com que somente ele e o engraxate aparecessem na foto.