O Dia das Crianças é celebrado com grande entusiasmo em diversos países ao redor do globo, e em diferentes datas. Na verdade, existem tantos dias dedicados às crianças que fica um pouco difícil dizer quando realmente ele acontece.

O que vamos mostrar nessa postagem é o resultado de nossa pesquisa a respeito dos  diferentes Dias das Crianças ao redor do planeta.

Dia Universal da Criança

O Dia Universal da Criança acontece todos os anos no dia vinte de novembro. Foi em 1954 quando, para proteger os jovens do trabalho de longas horas e em condições de pouca segurança, além de reforçar a importância da escola para as crianças, Assembléia Geral das Nações Unidas recomendou que todos os países adotassem um dia para lembrar da importância dessas questões. No dia vinte de novembro de 1959 as NU adotaram a Declaração dos Direitos da Criança, na qual constavam direitos específicos para os muito jovens. É por isso que, para as Nações Unidas, essa data marca o Dia Universal da Criança.

Dia Internacional das Crianças

O Dia Internacional das Crianças é celebrado todos os anos no segundo domingo de dezembro. Trata-se de uma iniciativa conjunta entre a UNICEF e a Academia Internacional de Televisão Artes e Ciência. É um dia em que a programação televisiva é toda voltada para crianças. 

Dia Mundial das Crianças

O Dia Mundial das Crianças acontece anualmente na data de 20 de novembro. A origem da comemoração é o fato de que era nessa data que a rede de fastfood McDonald’s criou uma campanha de angariação de fundos para institutos de caridade. Foi no 20 de novembro de 2002 que o Dia Mundial das Crianças teve sua primeira edição. Hoje a data é celebrada em mais de 100 países e serve como uma forma de levantar fundos para caridade. 

Dia das Crianças no Japão

No Japão, o Dia das Crianças é feriado nacional, chama-se “Kodomo no Hi” e é celebrado anualmente no dia 5 de maio. O Kodomo no Hi é parte do Festival da Semana Dourada, época do ano no qual  Japão para para refletir e comemorar o bem-estar infantil. A data foi firmada no ano de 1948 e chamava-se originalmente “Tango no Sekku”, que significa Dia dos Meninos, enquanto o Dia das Meninas (Hina Matsuri) era comemorado no dia 3 de março. No entanto, em 1948 as datas foram unidas e tornaram-se um único e importante feriado nacional. 

Dia das Crianças no Brasil 

Em 1924, o deputado federal Galdino do Valle Filho lançou a um pleito pela fundação do Dia da Criança. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi oficializado pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.

No anos 40, Getúlio Vargas promulgou novo decreto que fixava a data do Dia das Crianças como sendo o dia 25 de março, no entanto a data não saiu do papel, mantendo-se a tradição do dia 12 de outubro. Em especial porque as empresas Estrela e Johnsons & Johnsons lançaram, em 1960, uma campanha chamada “Semana do Bebê Robusto” que culminava no dia 12 de outubro, o que reforçou ainda mais a data.