O Dia das Crianças é celebrado com grande entusiasmo em diversos países ao redor do globo, e em diferentes datas. Na verdade, existem tantos dias dedicados às crianças que fica um pouco difícil dizer quando realmente ele acontece.

O que vamos mostrar nessa postagem é o resultado de nossa pesquisa a respeito dos diferentes Dias das Crianças ao redor do planeta.

Dia Universal da Criança

O Dia Universal da Criança acontece todos os anos no dia 20 de novembro. Foi em 1954 quando, para proteger os jovens do trabalho de longas horas e em condições de pouca segurança, além de reforçar a importância da escola para as crianças, a Assembléia Geral das Nações Unidas recomendou que todos os países adotassem um dia para lembrar da importância destas questões. No dia vinte de novembro de 1959 as NU adotaram a Declaração dos Direitos da Criança, na qual constavam direitos específicos para os muito jovens. É por isso que, para as Nações Unidas, essa data marca o Dia Universal da Criança.

Dia Internacional das Crianças

O Dia Internacional das Crianças é celebrado todos os anos no segundo domingo de dezembro. Trata-se de uma iniciativa conjunta entre a UNICEF e a Academia Internacional de Televisão Artes e Ciência. É um dia em que a programação televisiva é toda voltada para programas infantis. 

Dia Mundial das Crianças

O Dia Mundial das Crianças acontece anualmente na data de 20 de novembro. A origem da comemoração é o fato de que era nesta data que a rede de fastfood McDonald’s criou uma campanha de angariação de fundos para institutos de caridade. Foi no 20 de novembro de 2002 que o Dia Mundial das Crianças teve sua primeira edição. Hoje a data é celebrada em mais de 100 países e serve como uma forma de levantar fundos para caridade. 

Dia das Crianças no Japão

No Japão, o Dia das Crianças é feriado nacional e chama-se “Kodomo no Hi”. É celebrado anualmente no dia 5 de maio. O Kodomo no Hi é parte do Festival da Semana Dourada, época do ano na qual o Japão para para refletir e comemorar o bem-estar infantil. A data foi firmada no ano de 1948 e chamava-se originalmente “Tango no Sekku”, que significa Dia dos Meninos, enquanto o Dia das Meninas (Hina Matsuri) era comemorado no dia 3 de março. No entanto, em 1948 as datas foram unidas e tornaram-se um único e importante feriado nacional. 

Dia das Crianças no Brasil 

Em 1924, o deputado federal Galdino do Valle Filho lançou um pleito pela fundação do Dia da Criança. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi oficializado pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.

Nos anos 40, Getúlio Vargas promulgou novo decreto que fixava a data do Dia das Crianças como sendo o dia 25 de março, no entanto a data não saiu do papel, mantendo-se a tradição do dia 12 de outubro. Em especial porque as empresas Estrela e Johnsons & Johnsons lançaram, em 1960, uma campanha chamada “Semana do Bebê Robusto” que culminava no dia 12 de outubro, o que reforçou ainda mais a data.