A produtividade aumenta muito em ambientes nos quais ideias criativas podem florescer, onde as distrações são minimizadas e há no ambiente uma atmosfera capaz de revigorar as energias. Muitas empresas hoje proporcionam locais modernos de trabalho, nos quais tudo é pensado para aumentar a produtividade do funcionário, mas quando se trata de trabalhar em casa, muitas vezes não encontramos o ambiente ideal.

Portanto, se você está iniciando um negócio, se você tem o costume de trabalhar de casa o dia todo, ou se você ocasionalmente conduz o seu negócio de casa, essas dicas são para você!

1 – Organize seu escritório com foco na produtividade

Não seria ótimo se o seu Home Office fosse todo construído para evitar o contato com o mundo externo? Já pensou num escritório à prova de som, onde houvesse uma enorme mesa de madeira ou vidro, com tudo bem organizado, tudo isso ainda podendo contar com alguma bela vista da cidade ou da copa das árvores. Bom, provavelmente você não vai conseguir ter isso tudo, mas isso não significa que você não deve desenhar seu escritório tendo em mente a produtividade.

Portanto, tente se manter longe das áreas de circulação da casa, encontre um canto silencioso para você. De preferência, procure algum espaço com uma janela, a não ser que você goste de se sentir trabalhando em uma caverna (algumas pessoas gostam). Coloque algumas plantas para fora dessa janela, se possível, isso vai dar a você algo não distrativo para olhar. Por fim, pinte o ambiente com alguma cor que você goste.

2 – O verde

Acertar a cor do seu home office pode estimular a sua criatividade. De acordo com o método de organização Feng Shui, verde é associado com crescimento e assertividade. O verde traz também o sentimento de calma. Ainda sobre a cor, um estudo na Universidade Munique concluiu que a cor verde pode aumentar a performance criativa.

Se você não acha interessante pintar todo o ambiente de verde, pense em fazer isso com alguma parede, ou pensem em rechear o ambiente de plantas.

3 – Organize sua mesa

Aqui no blog, a gente já escreveu 5 passos para organizar a sua mesa, mas não custa relembrar que uma mesa bem organizada é o começo de um bom trabalho. A poluição visual do ambiente pode realmente confundir a mente de quem precisa focar na realização de tarefas. Por isso, mantenha à mesa somente o que for necessário. Um ambiente limpo facilita a organização da ideias e impede as distrações tão comuns no nosso tempo. Então se você está na sua mesa de trabalho lendo este post, faça a seguinte experiência: olhe para a sua frente e pense “o que dessa mesa eu realmente preciso?”.

4 – Faça-se a luz

Dê uma atenção extra para iluminação do seu ambiente de trabalho. Luz de mais ou de menos pode causar cansaço, dores de cabeça e portanto diminuir a sua produtividade. Posicione o monitor do seu computador em algum local que não fique refletindo luz da janela. Uma pequena luminária na mesa pode ajudar bastante.   

5 – Certifique-se de que seu home office é um local privado

Distrações vindas de membros da família, animais domésticos e televisores podem prejudicar sua produtividade. Imagine que você está em um videoconferência e seu cão começa latir incessantemente, ou seu filho entra no ambiente pra pedir um pouco de atenção. No caso do filho, até pode ser fofo, mas no fim das contas pode causar constrangimento e desorganização todo aquele momento em grupo. Por essas razões, se você trabalha de casa, um espaço privado se faz necessário. Agora, se seu cãozinho é silencioso e educado, ele pode permaneceu no ambiente e se tornar um bom parceiro de jornadas de trabalho.