Francesco Cirillo, no final dos anos 80, criou um método de estudo que chamou de Método Pomodoro. O que vamos contar aqui é um pouco de como esta técnica funciona. Esperamos que esse post possa auxiliar você nos estudos.

VISÃO GERAL DA PROCRASTINAÇÃO

Procrastinação é um dos grandes males do nosso tempo. Isso porque a quantidade de estímulos e de recompensas mentais instantâneas são muito abundantes. Assim, fica cada vez mais difícil para o nosso cérebro se concentrar em tarefas que não trazem benefícios instantâneos.

Por isso deixamos de lado os ganhos de longo prazo, como estudar para uma prova final que ocorrerá em meses. O nosso desejo natural é o de largar tudo e só fazer algo divertido, como ver vídeos ou jogar jogos. No entanto, há métodos que podem auxiliar na hora de evitar a procrastinação, um destes métodos é o Pomodoro.  

O MÉTODO POMODORO

O método pomodoro se baseia na ideia de que qualquer grande tarefa pode ser dividida em diversas pequenas tarefas chamadas de Pomodoro. Tudo o que você precisa é de um cronômetro. Você tem a liberdade de escolher o tempo do seu Pomodoro, mas o recomendado é começar com 25 minutos, assim sua primeira tarefa é:

1 – Delimitar exatamente quantos Pomodoros de 25 minutos você precisa para concluir a sua tarefa. Digamos que você queira ler 100 páginas de um artigo, bom, então você precisa reconhecer seu ritmo de leitura e delimitar que, digamos, você precisa de 4 Pomodoros para terminar a tarefa. Essa parte é muito importante para que você consiga traçar objetivos tangíveis;

2 -Marque os 25 minutos do seu primeiro Pomodoro e comece a tarefa;

3- Evite olhar o cronômetro, apenas foque o máximo que puder na tarefa;

4 – Passados 25 minutos você precisa, obrigatoriamente, parar tudo o que você está fazendo e “se presentear” com alguma coisa que você goste durante 5 exatos minutos, pode ser ver o celular, comer uma bala, dar uma volta pela quadra ou brincar com seu animalzinho, você escolhe! Mas é importante que você saia do ambiente no qual você estava trabalhando;

5 –  Depois desses 5 minutos, inicia-se o segundo Pomodoro de mais 25 minutos e assim sucessivamente. Porém é importante que após 4 Pomodoros, você tome uma pausa maior, geralmente de 20 minutos;

4 – A base da ideia  (e o que faz ela dar certo) é você ter a resiliência de que, durante 25 minutos, você dará seu foco máximo. Saber que depois disso você terá seus 5 minutos de glória facilita o seu cérebro a focar e a entrar nesse jogo de trabalho e recompensa.

Algo que auxilia muito também é você contar com os materiais adequados de estudo, como Canetas, Pastas, Post Its, Cadernos organizados e etc.

Uma curiosidade é que o método se chama Pomodoro pois o criador da técnica utilizava um cronômetro em forma de tomate que, em italiano, chama-se pomodoro.

Para mais informações a respeito da técnica, procure vídeos e sites especializados. Tudo isso pode te ajudar a chegar onde você sonhou, evitando a procrastinação e te ajudando na hora de aprender.