Você sabia que, fundamentalmente, as cores não existem? O que chamamos de cores é na verdade a forma pela qual nossos olhos, junto de nosso cérebro, traduz as diferentes formas de luz. Os receptores de luz que temos nos olhos transmitem uma mensagem para o nosso cérebro, essa mensagem produz uma sensação familiar a qual chamamos: cores.

Isaac Newton observou que as cores não são inerentes ao objetos. Pelo contrário, o que ocorre é que a superfície dos objetos refletem algumas formas de luz e absorvem outras, o que nó percebemos é apenas o reflexo.

Vamos pegar um exemplo: a cor verde não está nas folhas de uma árvore, mas na verdade na superfície das folhas que reflete ondas de luz que nos enxergamos como sendo a cor verde. Isso se dá porque o objeto “folha de árvore” absorve todas as outras cores e reflete somente a verde.

Outro dado interessante: um objeto vai parecer branco quando ele refletir todas as ondas luminosas, e preto quando absorver todas elas. 

O QUE SÃO CORES PRIMÁRIAS

As cores primárias incluem vermelho, azul e amarelo e são aquelas que não surgem da mistura com outras cores, sendo, portanto, a fonte de todas as outras. As secundárias são misturadas a partir de duas cores primárias adjacentes uma à outra na roda de cores.

SISTEMA SUBTRATIVO DE CORES PRIMÁRIAS: CMYK

O modelo CMYK funciona dosando a quantidade de pigmento nos tons Ciano, Magenta, Amarelo e Preto de forma parcial ou total em um plano de fundo mais claro, geralmente branco. A tinta reduz a luz que seria refletida. Esse modelo é chamado de subtração porque as tintas “subtraem” as cores da luz branca. 

CORES COMPLEMENTARES 

Cores complementares são duas cores que estão em lados opostos da roda de cores. É importante saber quais são complementares entre si, pois isso pode ajudá-lo a tomar boas decisões na hora de colorir e pintar. Por exemplo, colocar cores complementares lado a lado vai realçá-las, fazer com que pareçam mais brilhantes.

CORES ANÁLOGAS

Os esquemas de cores análogas usam cores próximas umas das outras na roda de cores. Eles geralmente combinam bem e criam designs serenos e confortáveis. Assim, esquemas de cores análogas são frequentemente encontrados na natureza e são harmoniosos e agradáveis ​​aos olhos.

Gostou da matéria? Confere lindos produtos para desenhar e colorir!

Confere também dicas para fazer lettering.