Preparamos uma matéria com diversas curiosidades sobre a Páscoa! Confere!

A origem do Coelhinho

Páscoa é a celebração Cristã para a ressurreição de Jesus, mas a festividade também é marcada pela presença de ovos de chocolate e de pequenos coelhos que os entregam. O curioso é que a menção ao coelho não aparece nas escrituras. Então qual é a origem do Coelhinho da Páscoa?

A origem exata é nebulosa e misteriosa. Uma teoria é a de que o símbolo do coelho deriva da tradição pagã, especificamente do festival de Eostre – uma deusa da fertilidade cujo símbolo animal era um coelho. Coelhos, conhecidos por sua criação energética, tradicionalmente simbolizavam a fertilidade. Também no Antigo Egito, o coelho simbolizava a nova vida.

Outro ponto interessante é o fato de que os ovos são também símbolos da nova vida. Existem relatos que mostram que o costume de decorar e pintar ovos remonta ao século 13, isso porque, há centenas de anos atrás, as igrejas faziam com que seus fiéis não comessem ovos durante o período da Quaresma, permitindo o seu consumo novamente somente na Páscoa.

Renascimento é uma das ideias centrais da Páscoa. Isso se deve à história de Jesus, também em virtude da Páscoa judaica, o Pessach, que simboliza a libertação dos escravos hebreus do Egito, e também em virtude de a data marcar a entrada da primavera no hemisfério norte, o fim do inverno e o renascimento das flores e plantas. De alguma forma, as culturas ancestrais trataram de relacionar o tema do renascimento com ovos e coelhinhos.

Foi através da imigração, especialmente a alemã, que a tradição dos coelhinhos e dos ovos de Páscoa desembarcou nas Américas. Independente da origem do coelhinho da Páscoa, hoje ele é símbolo consagrado e parte do imaginário popular, especialmente das crianças.  

Você sabe o que é a Páscoa Judaica?

A Páscoa judaica é conhecida como Pessach, que significa “passagem”. Trata-se de uma festividade focada na celebração da libertação dos judeus do cativeiro no Egito, história descrita no segundo livro do pentateuco, o Êxodo. Nesta festividade, é costume realizar-se uma janta familiar chamada Sêder de Pessach, é nessa janta que são contadas histórias que buscam relembrar os sofrimentos da época da escravidão, além de rememorar a história de Moisés, das 10 pragas que ajudaram na libertação, a decorrente fuga que culminou na abertura do Mar Vermelho e, por fim, os sofrimentos vividos ao longo dos 40 anos nos quais o povo Hebreu vagou pelo deserto. Conta-se toda essa história e, à medida que ela segue, algumas rezas e alguns atos simbólicos vão sendo realizados para lembrar do sofrimento, um deles é comer a Matzá (figura abaixo), um pão feito sem fermento, um dos poucos alimentos que dispunham os Hebreus ao longo dos anos da travessia do deserto.

A janta conhecida como Última Ceia foi um Sêder de Pessach

Mesmo as pessoas não religiosas provavelmente conhecem a história da Páscoa e, portanto, sabem que existiu a Última Ceia. Mas que jantar foi esse? Bom, sabe-se que Jesus era judeu e que, portanto, precisamente nesta data estaria celebrando a importante festividade de Pessach, assim, acredita-se que esse momento de comunhão de Jesus com seus apóstolos que veio a ser chamado de Última Ceia era um Sêder de Pessach, a Páscoa Judaica.

Conheça algumas comemorações de Páscoa ao redor do mundo

Algumas tradições de Páscoa são comuns ao mundo todo, mas existem algumas muito peculiares! Confere uma lista dessas curiosas formas de celebrar a Páscoa ao redor do mundo. 

1- Śmigus-dyngus na Polônia

Cuidado por onde anda no dia de Śmigus-dyngus (segunda-feira de Páscoa) na Polônia, pois quando você menos espera pode ser atingido por um balde, uma bexiguinha ou uma arminha de água. Isso mesmo, durante este dia os poloneses têm o peculiar costume de atingir seus concidadãos com banhos de água. Acredita-se que isso tenha origem na celebração da fertilidade, mas hoje em dia é apenas uma desculpa para as crianças brincarem.

2- Festival de Páscoa em Antígua, Guatemala 

O Festival de Páscoa em Antígua na Guatemala é considerada a maior celebração de Páscoa do mundo. Durante toda a semana a comunidade comemora a paixão e crucificação de Jesus através de enormes desfiles, carregando grandes esculturas. Areia colorida são postas nas calçadas, formando enormes desenhos nas ruas. No domingo, a ressurreição é celebrada com fogos de artifício.  

3- Arte com pão na Itália

As festividades de Páscoa são muito importantes na Itália, país profundamente religioso. Mas talvez uma das formas mais singulares de celebração aconteça na Sicília. Na cidade de San Bagio Platini existe a tradição o archi di pasqua, que consite nacontrução de elaboradas estruturas feitas com elementos como pão, erva-doce, aspargo, louro, cereais, alecrim, tâmaras e muito mais.