Há alguma controvérsia a respeito de qual é exatamente o Dia da Amizade, alguns apontam como 18 de abril, já a rede social Facebook marca a data para o dia 4 de fevereiro, pois é a data de criação da rede. No entanto, a data mais respeitada para este importante dia é 20 de Julho.

Já que este dia se aproxima, nada melhor do que preparar uma postagem sobre o tema. Por isso selecionamos algumas das amizades mais famosas do mundo, seja na literatura, no cinema ou na música. vamos contar um pouco das suas histórias!

Dom Quixote e Sancho Pança 

Muitos estudiosos colocam a obra Dom Quixote de la Mancha como o marco inicial do romance moderno. Ela tem de tudo, aventura, ironia, filosofia e claro, um louvor à amizade marcado na relação entre Dom Quixote e Sancho Pança. De personalidades muito distintas Dom (ex fidalgo idealista que enlouqueceu devido à leitura de demasiadas obras de cavalaria) e Sancho (ex serviçal de Dom que encara a aventura de seguí-lo) acabam formando ao longo da trama uma amizade muito forte. Enquanto Dom representa o idealismo, Sancho é mais pé no chão, mas ambos são muito fiéis um ao outro, apesar de todas as diferenças.

Sancho Pança – Wikipédia, a enciclopédia livre

Caetano Veloso e Gilberto Gil

Dois músicos consagrados da nossa MPB nutrem um pelo outro uma enorme amizade. Trata-se de amizade de longa data, nascida nos longínquos anos sessenta. A parceria entre os dois artistas rendeu um dos discos mais importantes da canção nacional e originou todo um movimento estético, trata-se de Tropicália ou Panis et Circencis, seminal do Tropicalismo. Recentemente os amigos realizaram uma turnê juntos, rodando o Brasil inteiro. 

Expoentes da Tropicália, Caetano e Gil eram presos pelo Exército ...

Chaves, Quico e Chiquinha

Um dos trios mais famosos da televisão sul americana é um ótimo caso de grande amizade. Você pode ler e pensar “pera lá, eles ficam o tempo inteiro tirando sarro uns dos outros” e você estaria certo. Mas é nas horas centrais que a amizade se faz presente, pois mesmo com todo o “bullying”, quando algum amigo realmente precisa, os outros estão lá para para ajudar!

Top Mix: Momentos eternizados de Chaves e Chapolin

Frodo e Sam

Essa é outra dupla muito famosa da literatura que ganhou notoriedade no mundo todo depois do lançamentos dos três filmes épicos de O Senhor dos Anéis. Frodo foi encarregado da difícil missão de destruir o Um Anel, mas como a história mostra, nada disso seria possível sem o seu amigo Sam. Quando Frodo já não tinha mais forças para caminhar, Sam o colocou nas costas e escalou a montanha carregando o amigo. 

I may not carry it for you ... But I can carry you! "(Sam) March ...

Freddie Mercury e Elton John

Talvez você não saiba, mas esses dois super astros britânicos nutriram uma forte amizade. Essa bonita relação durou até os último dias de Freddie, que veio a morrer de AIDS aos 45 anos de idade. Durante sua doença, Elton John fazia visitas frequentes e ficou muito abalado com a perda do amigo. Ele conta que no primeiro natal depois da morte de Freddie, Elton convidou o ex marido do cantor para passar o Natal em sua mansão, foi nessa janta que lhe foi revelado que Freddie havia lhe comprado um presente, um lindo quadro de um pintor que ele muito gostava, um presente póstumo, uma amizade até o fim. 

Elton John revela detalhes emocionantes sobre os últimos dias de ...

E aí, quais outras grandes amizades você acha que poderiam estar nesta postagem?