Regular o sono das crianças pode ser um grande desafio para os pais, especialmente no período de quarentena em que vivemos. Se muitas vezes até mesmo os adultos estão passando por distúrbios do sono, é natural que as crianças também estejam, afinal não há mais a rotina que regulava o dia dos pequenos, em especial a escola em horários determinados. Mas calma, nós podemos ajudar! As dicas a seguir foram coletadas através de artigos científicos e sites confiáveis sobre o tema. É do nosso desejo que elas possam ajudar você e sua família a ter um sono de qualidade. 

Confere algumas dicas para regular o sono das crianças.

ENTENDA QUANTO TEMPO DE SONO A CRIANÇA PRECISA

A quantidade de horas de sono que uma criança precisa varia consideravelmente de acordo com a idade. Quanto mais nova, mais horas de sono são necessárias. O Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido realizou uma pesquisa a respeito do tema.

Clique aqui e confira quantas horas de sono são necessárias nas diferentes idades.

CRIE UM HORÁRIO DE SONO INDIVIDUALIZADO

Crianças em idade escolar necessitam de 9 à 11 horas de sono todas as noites. Mas existem diversos padrões de sono. A maioria das crianças têm um padrão de sono com poucas variações; se o seu filho acorda cedo, ele provavelmente vá seguir assim mesmo em um dia que durma mais tarde. Já se a criança é mais do estilo coruja, ela vai pegar no sono apenas quando seu corpo estiver pronto. Pense em quanto de sono o seu filho precisa e tente organizar uma agenda de acordo com seus padrões. 

SEM TELEVISÃO POR 2 HORAS ANTES DE DORMIR

Pesquisas mostram que a luz da televisão, das telas de computador, ou  do smartphone podem interferir na produção do hormônio melatonina. A melatonina é uma peça importante na regulagem dos ciclos de sono. Quando os níveis de melatonina estão no alto, a sonolência vem com tudo. Assim, meia hora de televisão antes de dormir pode atrasar o sono do seu filho em até 2 horas. Faça do quarto de dormir um local livre de telas. 

FIQUE COM SEU FILHO NO QUARTO

Se você perceber que seu filho está muito agitado, uma boa ideia é ir junto com ele para quarto. Ali, com a criança já na cama, conte uma historinha, converse. Apenas o fato de tirar a criança de um ambiente com luz e tv, e deixá-la no quarto a meia luz, já ajuda o sono a chegar. Além disso, é uma boa maneira de criar vínculo com seu filho.

ATENÇÃO À TEMPERATURA

Assim como você, a criança também precisa de uma temperatura adequada para dormir. Estudos mostram que o leveis de Melatonina ajudam a regular a queda da temperatura interna do corpo necessária para que aconteça um sono saudável. Você nao pode regular a temperatura interna do seu filho ou filha, mas pode regular a temperatura ambiente, e isso já ajuda muito.  

COMBATA OS MEDOS

Um problema que acomete muitas crianças é o medo da hora de dormir. Ao invés de fingir que esse problema não existe, converse sobre ele. Você pode comprar um bichinho de pelúcia para servir como guarda noturno ou passar um spray “limpa monstros” imaginário. Isso vai ajudar a criança a se sentir segura na hora de dormir, o que ajuda a regular o sono.

RELAXAMENTO ANTES DE DORMIR

Tente ensinar algumas dinâmicas de relaxamento às crianças da casa. Existem algumas possibilidades, como, caso a crianças for mais velha, estimular a leitura antes de dormir. Outra possibilidade para todas as idades é escutar músicas tranquilas e praticar uma respiração focada em relaxamento. Se a criança demora mais de 30 minutos para pegar no sono, procure iniciar o processo de relaxamento o quanto antes, já diminuindo as luzes do ambiente.

REGULE A SONECA DIURNA

A maioria das crianças param de tirar uma soneca diurna entre os três e os cinco anos de idade. Se a sua criança tem mais de cinco anos e continua com uma longa soneca, talvez seja interessante tentar limitar o tempo dessa “sesteada” em não mais do que vinte minutos e não depois depois do meio da tarde. Sonecas tarde e sonecas longas podem tornar mais difícil para a criança ter um sono de verdadeira qualidade à noite.

ATENÇÃO À ALIMENTAÇÃO

Certifique-se que a criança teve uma boa alimentação e em um horário adequado. Sentir fome ou estar demasiadamente alimentado pode tornar a criança mais alerta com mais desconfortável. Isso tudo dificulta o sono. Sempre bom lembrar que um bom café da manha também é fundamental para que todos comecem o dia bem. Isso tudo reflete no sono à noite.

ESTIMULE O CONTATO COM LUZ NATURAL

Garantir que a criança viva boa parte do seu dia em contato com o sol, especialmente durante a manhã, vai ajudar no sono à noite. A razão disso é o fato de que a luz do sol inibe a melatonina, substância responsável pelo sono. Isso Ajudará a criança a se sentir acordada e alerta durante o dia e sonolenta durante a noite.