No dia 21 de Junho começa oficialmente o inverno no hemisfério sul. Trata-se da época mais gelada do ano, momento marcado pela queda das folhas e pela geada nos campos do Pampa e da Serra. O inverno, ao contrário da primavera, não é lembrado como uma época de fertilidade, no entanto você sabia que uma série de flores surge apenas nestes tempos frios? Nesta postagem vamos falar um pouco a respeito destas flores do inverno, essas belas flores que aparecem quando menos são esperadas e nos fazem refletir a respeito da força e da resiliência daquilo que é capaz de nascer em meio a aridez.

POR QUE ALGUMAS PLANTAS FLORESCEM NO INVERNO?

A maioria das plantas florescem na primavera ou no verão quando as abelhas estão prontas para facilitar a polinização. A primavera é a preferida, pois os frutos nascidos nesta estação pegam sol e calor por mais tempo, o que resulta em frutos com mais açúcares, isso por sua vez atrai os mamíferos e aves que são responsáveis por espalhar o pólen e as sementes. Isso não ocorre no inverno porque neste período as abelhas trabalham menos, uma vez que estão ocupadas em manter a temperatura da colmeia. 

No entanto, algumas plantas encontraram um nicho que as permite florescer antes da maioria das flores, de forma a ganhar uma vantagem competitiva. Ao florescerem no inverno, elas encontram menos competidoras no ambiente. Muitas delas não necessitam de abelhas ou animais para realizar a polinização, pois o fazem através do vento.

O CASO DO IPÊ

Em outros casos, como no Ipê, as plantas acabam florescendo no inverno por uma espécie de “estresse do bem”. O caso do Ipê é muito interessante, o que acontece com esta planta é o seguinte, com a chegada do inverno, as baixas temperaturas levam a árvore a um alto nível de estresse, isso faz com que ela perca todos suas folhas. Ao perder as folhas e ter que lidar com o frio, a mensagem que a árvore codifica é a de talvez esteja perto da morte, é por essa razão que ela junta todas as forças para florescer, pois ao pensar que se aproxima do seu fim, junta forças para se reproduzir através da polinização das flores. 

Ipê-amarelo (Handroanthus serratifolius)

PLANTAS QUE FLORESCEM NO INVERNO

Já explicamos a razão de algumas espécies florescem no inverno, agora vamos mostrar algumas plantas para compor o seu jardim nos dias frios do ano. Optamos por mostrar espécies nativas do sul do Brasil, em especial do Rio Grande do Sul, de forma a trabalhar em prol do reconhecimento e valorização de nossa flora. Confere!

Manacá-da-Serra (Tibouchina mutabilis)

Camará (Lantana camara)

Orquídea (Epidendrum secundum)

Topete-de-cardeal (Calliandra tweediei)

Corda-de-viola (Ipomoea purpurea)

Verbenaceae (Stachytarpheta cayennensis)

Para mais informações a respeito de flores nativas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, recomendamos acessar o site do projeto Flora Digital realizado pela UFRGS e pela UFSC.

Confere também curiosidades sobre as Festas Juninas, uma festa de inverno!