O primeiro Dia dos Pais surgiu nos Estados Unidos. Vamos contar um pouco dessa história e de como esse dia veio parar no Brasil. 

Tudo começou com o Dia das Mães, que naquele país fazia sucesso desde o ano de 1860. Foi inspirado nele que em 5 de julho de 1908 uma igreja da Virgínia patrocinou o primeiro evento explicitamente em homenagem aos pais, um sermão de domingo em memória dos 362 homens que haviam falecido tragicamente nas explosões das minas de carvão na cidade de Monongah no ano anterior. No entanto, essa foi uma comemoração única e não um feriado anual.

No ano seguinte, uma senhora chamada Sonora Smart Dodd, filha de um homem viúvo que criou os seis filhos sozinho, tentou estabelecer, em homenagem ao amor do seu pai, um equivalente oficial ao Dia das Mães, mas para pais. Ela foi às igrejas locais, à YMCA, aos lojistas e às autoridades do governo para angariar apoio para sua ideia, e teve sucesso: o Estado de Washington comemorou o primeiro dia dos pais em 19 de junho de 1910.

Lentamente, o feriado se espalhou. Em 1924, o Presidente Calvin Coolidge instou os governos estaduais a observar o Dia dos Pais. Hoje, o dia que homenageia os pais é comemorado nos Estados Unidos no terceiro domingo de junho.

Dia dos Pais no Brasil

Assim como o Dia das Mães, no Brasil também o Dia dos Pais foi instituído por um publicitário, no caso do Dia dos Pais foi Syklvio Bhering, à época coordenador do jornal O Globo. A data escolhida foi o dia 16 de agosto de 1953. 

A institucionalização deste dia tinha a ideia comercial, mas também social, inicialmente sendo associado ao dia de São Joaquim, pai de Maria, mãe de Jesus. Nos anos seguintes, a data foi alterada, passando a ocorrer sempre no segundo domingo de agosto, o que se mantém até os dias de hoje.

Independente a origem, o Dia dos Pais é hoje uma data consagrada e importante, afinal não são poucos os homens que cumprem com muito amor a bonita tarefa de cuidar de um filho.