Que esta é uma data muito importante no ano, você já sabe. Mas você consegue imaginar qual é a história da origem do Dia dos Namorados? Confere um pouco dessa história. 

HISTÓRIA DO VALENTINE’S DAY

Como boa parte das datas comemorativas, especialmente aquelas com forte apelo comercial, o Dia dos Namorados é inspirado no internacional Valentine’s Day, que nada mais é do que um data marcada para homenagear São Valentim. A história deste Santo é um tanto nebulosa, isso porque existem ao menos três santos chamados Valentim, os três são mártires, no entanto a história mais famosa remete a Roma. Conta-se que durante o século III, o imperador romano Claudius II concluiu que soldados solteiros eram melhores dos que os casados, de forma que passou um decreto proibindo que soldados casassem. São Valentim teria sido um padre ou pregador da época que não aceitou a lei do imperador e continuou a realizar casamentos clandestinos, unindo casais apaixonados. Quando Claudius descobriu que havia um pregador traindo sua lei, mandou prendê-lo e depois matá-lo. 

HISTÓRIA DA ORIGEM DO DIA DOS NAMORADOS NO BRASIL

O Valentine’s Day acontece no dia 14 de fevereiro no mundo todo, então por que o Dia dos Namorados é comemorado dia 12 de junho no Brasil? Bom, esta foi uma opção do marqueteiro João Dória. Você pode estar pensando que se trata do atual governador do Estado de São Paulo, e não estaria tão enganado, pois se trata mais precisamente do pai dele. João Dória (pai) trouxe a ideia do exterior e convenceu os empresários de São Paulo, no ano de 1949, de que firmar uma data para estimular a troca de presentes entre os namorados seria ótimo para os negócios. Foi então criada a campanha “Não é só com beijos que se prova o amor”, a data escolhida foi 12 de junho, por ser um dia antes do Dia de Santo Antônio de Lisboa. 

Confere também a história do origem do natal.

Compre presentes do dia dos namorados online!