Desenhar é a primeira linguagem da criança, anterior à escrita, anterior até mesmo à fala. Sendo assim, a criança desenha para expressar o seu mundo.

1 – ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO

Toda criança que desenha cumpre, na grande maioria dos casos, um padrão determinado de desenvolvimento. Os padrões são os mesmos, mas o período no qual a criança entrará em cada um deles pode variar.

Num primeiro contato com o lápis, a criança cria rabiscos desordenados. A seguir, começam os riscos ordenados, em seguida os circulares e as formas geométricas. A partir desse momento há um salto na qual a criança começa a utilizar esses traços e círculos para representar figuras da realidade, como pessoas, casas, pássaros e etc. Pais e educadores podem ficar atentos a estes padrões para acompanhar a evolução dos filhos e alunos.

2 – DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO MOTORA

Tanto em um pequeno rabisco, quanto numa grande pintura, desenhar pode ajudar no desenvolvimento das habilidades motoras da criança. Iniciar a criança na arte e na brincadeira do desenho o mais cedo possível vai ajudá-la a evoluir a coordenação das mãos e dos olhos, tudo isso enquanto aprimora o tato fino dos dedos.

3 – NOVAS EXPERIÊNCIAS

As crianças necessitam de uma grande variedade de itens para que consigam desenhar.

Isso significa entrar em contato com lápis, canetinhas, giz de cera ou tintas, além de itens como papel, cartolina e caixas. A utilização desses materiais acaba sendo inserida no repertório de vida da criança, gerando novas experiências, o que é fundamental na etapa inicial da vida.

Iniciar experiências de desenho tão logo a criança demonstre interesse no assunto, geralmente por volta dos 8 meses, é o ideal. Para isso, criar um ambiente pensado para o desenho, como uma pequena mesa acompanhada de uma pequena cadeira, além de estabelecer algumas regras para o uso dos materiais, tudo isso é uma boa maneira de aumentar o leque de experiências da criança e de defrontá-la com situações da vida.  

4 – DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE DE SOLUCIONAR QUESTÕES

Quando desenha, a criança é estimulada a enfrentar múltiplas decisões: que cores utilizar, como desenhar um animal, como conectar as diferentes partes de um desenho e muito mais. Todas essas questões implicam em solucionar problemas. Portanto, perguntar à criança o porquê dela ter desenhado certas partes como ela o fez, questionar o porquê das cores, tudo isso serve como estímulo para o desenvolvimento das suas capacidades cognitivas.   

5 – PREPARA PARA A ESCOLA

Desenhar é uma das bases do pensamento lógico e abstrato. Então se a criança ainda não entrou na escola, brincar com arte as ajuda a compreender certos conceitos. Aprender maneiras criativas de pensar, ainda na primeira infância, pode influenciar o futuro educacional.