Se você já pensou em criar letterings, sem dúvida já se perguntou: qual a melhor caneta?

A caneta é o instrumento do artista de lettering, uma peça fundamental e que altera o resultado final da composição. É como o piano do pianista, o pincel do pintor ou as panelas do cozinheiro. São ferramentas centrais, por isso é importante que você conheça as melhores canetas para lettering!

A primeira informação essencial é você saber que existem fundamentalmente dois tipos de canetas para lettering, as de ponta Brush e as de ponta Porosa. Vamos às diferenças:

BRUSH

São as canetas cuja ponta parecem um pincel, essa característica dá muito estilo ao lettering. São ótimas para criar letras Cursivas e Script, pois sua ponta estilo pincel torna mais fácil fazer traços que variam de espessura, o que é uma característica dessas fontes.

POROSA

Você certamente já teve contato com uma caneta de ponta porosa, mas talvez não soubesse que essa era a forma correta de chamá-la. Um exemplo de caneta porosa são as clássicas canetas Stabilo. Elas funcionam da seguinte forma: um material poroso na ponta da caneta, geralmente feltro ou cerâmica, controla a saída da tinta, o que resulta em um traço consistente. As pontas finas são ótimas para criar as bordas das suas letras de lettering, as mais espessas, por outro lado, podem funcionar muito bem em traços largos e estilosos.  

CONFERE 5 CANETAS PARA LETTERING

1 – Caneta Brush Tilibra Epf-F Artline Preta

Artline Tilibra

Caneta do tipo Brush, a Artline da Tilibra conta com ponta semelhante a de um pincel, possui traço macio, que possibilita linhas largas e finas dependendo da pressão que é realizada, sendo ideal para escrita e trabalhos artísticos. Além disso, ela tem um ótimo valor, o que faz dela excelente no quesito custo-benefício.

2 – Pincel Aquash Brush Pentel Ponta Chanfrada

Aquash Brush

Uma ótima opção de caneta Brush para lettering é a Pentel Aquash. A caneta pincel é indicada para desenhos e esboços com efeitos de aquarela, vivos ou translúcidos. Conta com tinta à base de água e cerdas de nylon de alta durabilidade e desempenho. Ela tem as cerdas muito macias e maleáveis, o que a torna uma ótima opção. Outra característica positiva é o fato de que é recarregável. 

3 – Marcador Artístico Cis Graf Duo

Graf Duo

A primeira ponta porosa da lista, a Cis Graf Duo é uma ótima opção para os iniciantes no mundo do lettering, caso queiram brincar de fazer letras sem o estilo brush. A caneta é muito versátil, isso se deve principalmente por ela contar com duas pontas, uma média e uma larga. Além disso, a Graf Duo conta com cores que podem ser mescladas facilmente, e sobrepostas diversas vezes sem danificar o papel ou as cores iniciais (é aconselhável que se utilize os marcadores em papéis com gramaturas acima de 180g). É ideal para profissionais e entusiastas das artes, arquitetura, artesanato, ilustração, lettering, entre outras. Perfeita para trabalhos de: comics, mangá, ilustrações, design de moda, design automotivo e produto, desenhos em arquitetura e claro: lettering!

4 – Marcador Artístico Cis Graf Duo Brush

Graf Duo Brush

Irmã quase gêmea da Graf Duo com ponta porosa, a Graf Duo Brush da CIS oferece ainda mais versatilidade, pois une o Brush e o Poroso. Um dos lados conta com uma excelente ponta estilo pincel, perfeita para desenhos lânguidos e curvos, enquanto o outro lado dispõe de uma ponta porosa chanfrada, ideal para os traços firmes.

5 – Caneta Nankin Pigment Liner Staedtler

Pigment Liner

As Pigment Liners são suas melhores amigas quando o assunto é desenhar letterings cursivos à mão ou até mesmo variações mais avançadas como faux calligraphy ou bounce lettering. A caneta com pigmento preto está disponível em 6 diferentes tamanhos de linha, então você pode escolher o mais adequado para a imagem que você deseja criar. O kit conta com pontas 0.05mm, 0,1mm, 0,2mm, 0,3mm, 0,5mm e 0,8mm.

6 – Caneta Faber-Castell Fine Pen 0.4 Colors 48 Cores

Fine Pen

Se as Pigment Liners oferecem variedade de espessura nos traços das canetas porosas, as Fine Pen da Faber-Castell oferecem uma enorme variedade de cores, 48 cores, mais especificamente! E quem não gosta de cores? Com uma ponta rígida e formato triangular ergonômico, as Fine Pen Colors oferecem traços precisos e escrita macia, sem falhas ou borrões. Tudo isso com a reconhecida qualidade Faber-Castell.

7 – Marcador Ponta Pincel Brush Newpen

Newpen Brush

Se por um lado as Fine Pen oferecem qualidade e variedade de cores quando o assunto são canetas porosas, a Newpen faz o mesmo quando o assunto são pontas pincel brush. Com tinta à base de água de rápida secagem e com um estojo de 16 cores, a Brush Pen da Newpen abre muitas possibilidades para você inovar cada vez mais no seu lettering!

Aproveite e baixe um e-book com tudo o que você precisa para começar no mundo do lettering!

Confere como criar lettering!