Nós já falamos sobre dicas para iniciantes no lettering, já falamos das melhores canetas e dos tipos de escrita, mas há uma informação importante que ainda não mencionamos: qual o melhor papel para fazer lettering? 

É pensando nisso que criamos as informações abaixo. Afinal, de que importa você ter a caneta ideal mas o papel errado? O resultado será certamente inferior ao desejado. 

Existem diversos tipos de lettering, os dois principais tipos são o lettering normal e o brush lettering, um é produzido a partir de canetas com ponta porosa e normal, e o outro é feito com canetas do tipo brush, ou seja, com ponta pincel. Assim, cada tipo vai requerer um papel específico. 

PAPÉIS PARA LETTERING 

Canson Croquis XL

Ótimo para treinar e bastante estiloso, o Bloco Croquis fará você se sentir um artista, pois foi desenvolvido para atender profissionais e estudantes de artes. As folhas de papel branco médio para desenho são livres de ácido e não contém branqueadores ópticos sendo adequadas para lápis, carvão, pastel, sanguínea ou canetas porosas de feltro. 

Bloco Vegetal Canson

Por mais peculiar que seja, especialistas afirmam que o papel vegetal, aquele transparente mesmo, é ótimo para praticar o brush lettering, pois é um papel liso, assim a caneta pincel escorrega, fazendo um ótimo efeito.  

Papel Opaline

Ótimo papel para brush, pois a caneta desliza fácil e tende a não estragar as canetas de ponta pincel, além de contar com uma boa gramatura, o que facilita a absorção da tinta.

Papel Kraft

É um papel conhecido por servir para embalar, mas também funciona para lettering, além de ser estiloso e barato. Legal para usar as cores brancas e metálicas. Atenção apenas para o fato de que o papel é um pouco mais áspero, portanto é preciso delicadeza ao utilizá-lo, do contrário pode danificar as canetas. Mais indicado para brush lettering.

Papel Mix Media

Mais um dos papéis para lettering é Mix Media. Ótimo para dregade e mistura de cores. Perfeito para aquarela. O valor é levemente mais elevado, mas vale a pena. Gramatura de 300g/m², tamanho A4, bloco com 12 folhas, fibra 100% de madeira, tratada quimicamente para aumentar a sua durabilidade. O bloco Canson para aquarela é fabricado na França dentro dos mais rigorosos padrões de qualidade. O papel possui brancura natural, sem clareador ótico e PH neutro que evita o amarelamento. É gelatinado na massa, o que permite correções, e delicadamente granulado para realçar os efeitos de luz da aquarela.

Bloco Lettering

O Lettering é uma nova tendência mundial no campo das artes, da comunicação e do design. Por isso, a Canson lançou um bloco especial para os praticantes desta arte de desenhar letras. O bloco é bom para ser utilizado tanto com pinceis tradicionais, canetas aqua bruhs (pincel com reservatório), ou com canetas porosas e marcadores. No entanto, o bloco é ideal para canetas tradicionais, especiais e marcadores. Trata-se de um papel menos poroso, extremamente liso e de alta alvura (super branco).

Mais informações você encontra no nosso e-book completo sobre lettering! Clica abaixo e confere!