Entre críticos e entusiastas, o governo do estado do Rio Grande do Sul determinou, a partir de nota no Diário Oficial, a reabertura das escolas e, por conseguinte, a volta às aulas. No entanto, em virtude da pandemia do Coronavírus, uma série de protocolos foram adotados para tentar evitar a proliferação do vírus. Assim, as instituições devem:

  • Estabelecer um Plano de Contingência para Prevenção, Monitoramento e Controle da epidemia do novo Corona vírus (COVID-19) que disponha de indicação do serviço de saúde de referência para encaminhamento de casos suspeitos ou pessoas sintomáticas; 
  • Observar as medidas sanitárias permanentes
  • Não estarem situadas em Regiões classificadas como Bandeira Final Vermelha ou Preta;
  • Observar o limite de cinquenta por cento da capacidade de alunos por sala de aula;
  • Observar as normas estabelecidas, no âmbito de suas competências, pelos Municípios em que situadas as instituições de ensino.
  • Não realizar atividades coletivas que envolvam aglomeração ou contato físico.
  • As instituições que optarem pela realização de atividades presenciais deverão fornecer os equipamentos de proteção individual necessários para garantir a segurança e integridade dos alunos e dos trabalhadores.
  • A organização das turmas, das salas de aula e dos demais espaços físicos das instituições de ensino, assim como a higienização e a desinfecção de materiais, de superfícies e de ambientes deverão seguir as medidas previstas pela Secretaria Estadual da Saúde e da Secretaria Estadual da Educação.
  • O transporte escolar observará o disposto em normativa própria, em especial as definidas pela COE/SES/RS.

Vale destacar também que os pais ou responsáveis por aluno que optem por não autorizar a sua participação em atividades presenciais de ensino deverão observar as diretrizes estabelecidas pela respectiva mantenedora para o pleno acesso à plataforma online de ensino, bem como outras formas e modalidades de ensino não presencial.

Como a Casa do Papel pode facilitar a segurança na reabertura das escolas?

Pensando em facilitar os procedimentos de segurança necessários, a Casa do Papel criou uma seleção de itens especiais para o volta às aulas neste momento de pandemia. São produtos que toda escola vai precisar, confere alguns:

Dispenser Pedestal Com Pedal Para Alcool Gel

Dispenser com pedal para aplicação de álcool gel sem necessidade de contato com o frasco, garantindo assim maior segurança e facilidade de apenas apertar o pedal.

Álcool Gel Antisséptico 5KG 70,0 INPM

A fabricante de Álcool Gel 70% desenvolveu especialmente para a higienização das mãos, possui concentração de 70% de álcool etílico, garantindo a eliminação de 99,99% dos germes e bactérias

Tapete Sanitizante Preto

Com o Tapete Sanitizante da Kapazi você pode reduzir mais de 90% da contaminação que você traria de fora para dentro da sua casa ou estabelecimento comercial!

Luva Látex 

Luva de látex média sem pó, ambidestras, ideais para proteção das mãos de agentes químicos. Caixa com 100 unidades.

Fita Demarcação de Solo

Indicada para demarcação de ambientes, facilitando no respeito ao distanciamento social.


Muito mais produtos para a segurança da sua instituição você encontra na Casa do Papel. Clica no link e confere.