1 ADRENALINA E VISÃO

Estudos apontam que 20 minutos após beber uma caneca de café os índices de adrenalina no corpo podem subir até 12%. A adrenalina é o hormônio responsável pelo sentimento de “luta ou fuga”, de forma que ele dilata levemente as pupilas, o que faz com que você possa realmente ter uma visão um pouco mais nítida.

2 MELHORA DE HUMOR

O consumo frequente de café facilita a liberação de dopamina, o hormônio responsável pelo sentimento de prazer. Há indício de que, após 1h hora do consumo, a cafeína no corpo também diminui o sentimento de ansiedade, porém cuidado, o excesso de café pode gerar o sentimento contrário, aumentando a ansiedade e dificultando o sono.

3 TIRA O SONO

Falando em sono, o consumo de café de certa forma dá um reset no seu relógio biológico, pois atrasa a produção do hormônio melatonina, responsável pela chegada do sono. Isso tem, claro, vantagens e desvantagens. Então evite café antes de se recolher, pois um expresso duplo 3h antes de dormir pode fazer com que você passe a noite toda olhando para o relógio.

4 COMBATE AO MAU HÁLITO

Estudos da Universidade de Tel Aviv apontaram que, apesar de o hálito de café logo após o consumo não ser lá muito agradável, a longo prazo o cafezinho de todo dia pode ajudar a prevenir a halitose. Isso porque algumas substância do café combatem as bactérias que geram o mau hálito. O objetivo dos cientistas é conseguir extrair essa substância e produzir chicletes e balas.     

5 EFEITOS DIFERENTES EM HOMENS E MULHERES

A Universidade de Bristol na Inglaterra concluiu, após testes, que o consumo de cafeína ajuda mais as mulheres em testes de memória e situações de estresse, enquanto o resultado com os homens mostrou que, nas mesmas situações, houve um aumento de agressividade.