Começar em um novo emprego sempre dá um frio na barriga, não? Mas existem algumas dicas que podem te ajudar na hora de iniciar numa empresa. Não são regras rígidas, afinal cada um sabe como construir seu caminho profissional, mas algumas dicas sempre podem ajudar. Confere!

1 – ESTUDE A SUA EMPRESA

Uma dica bem simples, mas importante, é você estudar a empresa na qual está entrando. Entenda a história do lugar, os serviços oferecidos ao público e dê uma atenção extra ao dress code, o modo como seus colegas se vestem. Algumas empresas prezam pelo estilo social esportivo, outras pedem apenas uma calça jeans em boas condições e há aquelas que tanto faz e pode até ir de bermuda. O importante é conhecer para acertar na hora da roupa.

2 – MANTENHA A CALMA

Um novato é sempre uma pessoa cheia de estímulos e super disposta a mostrar serviço, mas a afobação pode pegar mal. No começo, escute mais do que fale. Se você é realmente bom, pode ficar tranquilo que suas ações vão demonstrar o porquê de você estar ali. Você irá conquistar o respeito dos colegas, mas dificilmente vai ser no primeiro dia e na afobação.

3 – SEJA PONTUAL

Atrasar no primeiro dia pega muito mal e não adianta colocar a culpa no trem. Isso porque a primeira impressão que você passar pode se manter por muito tempo.

4 –  SEJA CURIOSO

Muitas vezes ao entrar numa empresa, estamos cercados de pessoas novatas também. Então ser a pessoa que faz as perguntas certas na hora certa não apenas demonstra o seu interesse, como também pode ajudar aqueles que estão começando junto com você.

5 – PROCURE SER VOCÊ MESMO

Às vezes, no desejo de causar uma boa impressão inicial, podemos nos tornar “anjos” super sensíveis e preocupados com tudo, mas isso desaparece assim que o emprego começa a ter prosseguimento, o que dá uma impressão de falsidade. O melhor caminho é você ser você mesmo, respeitar a todos, mas também manter seu caráter.