1 – FILTRO DE PAPEL

Um dos métodos mais utilizados no Brasil é o do filtro de papel. As vantagens estão na higiene de utilizar um produto descartável, além de prático e capaz de produzir quantidades maiores de café. Uma dica para o preparo é umedecer o pó de café com água morna antes de despejar toda a água. Outra dica é usar a água bem quente, mas não fervente, do contrário você pode queimar seu café.

2 – CAFETEIRA ITALIANA

Preparo feito através da pressão da água fervente no compartimento inferior da cafeteira, essa água sobe para o compartimento superior em forma de vapor e, ao passar pelo pó de café, condensando novamente. É um modo de preparo que se aproxima do expresso. As vantagens são um café saboroso e forte que não necessita de filtros de pano ou papel. Mas cuidado para não queimar seu cafezinho. O recomendado é manter o fogo baixo.

3 – PRENSA FRANCESA

Um método muito disseminado na Europa, mas ainda pouco presente nas casas brasileiras é o da prensa francesa. Nesse método a água quente é misturada diretamente com o café e, após um tempo de mistura, é filtrada. A recomendação é o uso de grãos moídos médios e grossos , não em pó, pois o pó não é tão bem filtrado.

4 – CAFÉ TURCO

O mais antigo método de preparo de café, o charmoso estilo turco, baseia-se na fervura da água junto ao pó de café. Tradicionalmente, há toda uma ritualística ancestral envolvida no método, como diversas fervuras. O resultado é um café forte e harmonioso.

5 – EXPRESSO

Mais denso e cremoso que o café coado, o expresso é o favorito e mais disseminado nas cafeterias do país. O preparo é metódico: água a 90° Celsius passa com a pressão de 9 bars por grãos recém moídos, criando uma bebida forte e aromática, com sabor de agradável acidez.