Se por um lado a tecnologia pode ser a maior causa de distrações no trabalho, por outra, ela também pode ajudar muito na hora de conseguir focar as energias naquilo que você precisa fazer. Confere algumas dicas tecnológicas para você ter mais rendimento no trabalho:

1 – CONFIGURE O CHROME PARA EVITAR A PROCRASTINAÇÃO

Todos precisam de um descanso no meio do dia de trabalho. Assim, seja assistindo vídeos de animais fofinhos no Buzzfeed ou vendo os gols da rodada, o certo é que, em algum momento do dia, você irá fazer ao menos um pequena pausa. No entanto, se você está utilizando o browser Google Chrome, há uma maneira esperta de assegurar que você não irá se perder no mundo da procrastinação online. O que vai te ajudar a render mais no trabalho.

Tente conhecer a StayFocusd extension, trata-se de uma extensão do Google Chrome que permite você controlar os sites que você pode acessar. Inclusive, você pode regular o seu uso por tempo, como liberar o Facebook, mas por apenas 15 minutos, O Twitter, por 10 minutos. Isso pode ajudar muito na hora produzir o que precisa ser feito para tocar o trabalho em frente.

2 – UTILIZE SEU SMARTPHONE PARA ESCANEAR DOCUMENTOS

Ainda que contemporaneamente se utilize muito mais o e-mail do que o papel físico para a troca de documentos relacionados ao trabalho, ainda assim pode haver ocasiões nas quais você vai precisar trocar cópias físicas de alguns documentos. Existem alguns aplicativos gratuitos que podem te ajudar a digitalizar essa papelada. São apps com Evernote Scannable ou Adobe Scan. Através da câmera do celular, esses apps escaneiam documentos, receitas, cartões de visita, fórmulas e mais.

3 – TRAGA DE VOLTA UMA TAB QUE VOCÊ FECHOU ACIDENTALMENTE

Sim, parece muito simples (e de fato é), mas se você trabalha em frente a um computador, certamente você já passou por isso. Você está trabalhando com inúmeras tabs abertas no computador; alguns artigos acadêmicos sobre seu objeto de trabalho, algumas tabelas no Google Drive, seu e-mail, uma tab de texto para você realizar anotações importantes. O trabalho está fluindo muito bem até que você acidentalmente fecha uma tab importante. Isso pode ser uma incomodação. Pois você vai ter que parar tudo para localizar novamente o site que fechou. Bom, não mais! Pois há um atalho pensado exatamente para esses momentos: Ctrl + Shift + T (Cmd + Shift + T nos Macs)

4 – TORNE MAIS SIMPLES O TRABALHO EM GRUPO

Uma boa colaboração entre empregados, parceiros, fornecedores e clientes é uma dos pré requisitos para aumentar a eficiência enquanto reduz custos. Uma rede inteligente de comunicação faz com que seu negócio ganhe a vantagem de um calendário interativo, vídeo conferências, comunicação unificada e outras tecnologias para uma boa colaboração.

5 – REDUZA O NÚMERO DE PROGRAMAS DE INICIAÇÃO AUTOMÁTICA DO SEU PC

Um computador lento é um grande inimigo da produtividade. Se cada ação que você for realizar for demorar alguns segundos, no longo prazo, isso toma um enorme tempo de trabalho. Assim, se você não dispõe do dinheiro para comprar um novo aparelho, uma boa maneira de melhorar o desempenho da sua velha máquina é diminuindo os programas de iniciação automática. É fácil reduzir o número de programas rodando no seu computador e fazer seu computador render mais. No entanto, tome cuidado para não cancelar processos que são essenciais para o bom funcionamento do equipamento.

No Windows:

Abra o Gerenciador de Tarefas (Ctrl + Shift + Esc) e vá até a aba de inicialização para configurar quais programas serão iniciados junto do computador.

No Windows 7 e anteriores:

Abra o Executar (tecla do windows + R) e entre o termos msconfig para acessar uma janela com uma sessão de configuração de inicialização do windows.

No macOS

Vá até Preferências do Sistema > Usuários & Grupos >  Selecione seu usuários e clique na tab de Login. Você pode então remover ou esconder programas de inicialização dali.