O notebook é um item central na vida de muitas pessoas e por isso é importante ser limpo, o que vamos oferecer portanto são algumas dicas para você limpar o seu notebook. Confere:

Diferentes limpezas para diferentes partes do aparelho

As partes do notebook que você deve manter limpas são o gabinete, a tela, o teclado e o touchpad, além das portas e aberturas de ventilação.

Se você se sentir confortável para abrir seu notebook, pode limpar seu sistema de resfriamento – o ventilador e o dissipador de calor – mas não tente fazer isso se nunca abriu um notebook antes. A limpeza do sistema de resfriamento pode ajudar a resolver problemas relacionados ao superaquecimento, como congelamento ou desligamento inesperado.

Você deve consultar o manual do fabricante para obter o procedimento recomendado para a limpeza, mas algumas etapas são fundamentais para a maioria dos notebooks.

Reúna os materiais

Você precisa do seguinte material para limpar seu notebook:

Álcool isopropílico, disponível em farmácias e supermercados. Como evapora rapidamente e não deixa resíduos, o álcool isopropílico é seguro para uso em equipamentos eletrônicos e visores.

Não use: amônia, água da torneira, água mineral ou limpadores de janela domésticos. 

Pano sem fiapos, como o tipo usado para limpar óculos. 

Lata de ar comprimido.

Prepare-se para limpar

Desligue o computador e desconecte-o. Se o seu notebook tiver uma bateria removível, remova-a.

Faça uma solução de limpeza usando água e álcool.

Umedeça o pano sem fiapos com a solução de limpeza. Deve ser ligeiramente umedecido, não molhado.

Nunca borrife nada diretamente no computador; o líquido deve ir primeiro para o pano sem fiapos.

Limpando o gabinete

Use o pano úmido para limpar o exterior do notebook. Isso faz com que pareça novo novamente. Em seguida, abra a tampa e limpe as áreas ao redor do teclado com o pano úmido.

Limpando a tela

Limpe a tela usando o mesmo pano sem fiapos ou um novo umedecido se o original estiver muito sujo (não borrife nenhuma solução diretamente na tela). Use movimentos circulares suaves ou limpe a tela da esquerda para a direita, de cima para baixo.

Limpando o teclado e o touchpad

Use uma lata de ar comprimido para soltar e remover sujeira, migalhas e qualquer coisa presa nas teclas. Você também pode limpar o teclado virando o notebook e sacudindo levemente para soltar resíduos,  depois passe os dedos pelas teclas para ajudar no processo.

Por fim, use o pano úmido para limpar as teclas e o touchpad.

Limpando as portas e ventilações de resfriamento

Use a lata de ar comprimido para limpar as aberturas da caixa: as portas e as aberturas de ventilação. Pulverize de um ângulo para que os detritos sejam soprados para longe do computador, em vez de dentro dele.

Se você abriu seu notebook para alcançar o sistema de resfriamento, tome cuidado ao pulverizar as ventoinhas. Para evitar que os ventiladores girem demais enquanto você sopra ar neles, o que pode danificar os ventiladores, coloque um cotonete ou palito de dente entre as pás do ventilador para mantê-los no lugar.

Por último, mas não menos importante

Certifique-se de que seu notebook esteja completamente seco antes de ligá-lo.

Confira também dicas para manutenção da sua impressora!

Procurando notebooks? Confere alguns que você encontra na Casa do Papel!