Quais as diferenças entre os tipos de cartucho para impressão? Um guia simples que vai te ajudar a escolher melhor para você. 

Existem realmente muitos modelos de impressora, cartuchos e tintas. Essa grande variedade é pensada para suprir as variadas necessidades de impressão de diferentes consumidores. No entanto, é sabido que uma impressora doméstica não necessita da mesma alta definição de uma impressora de para uma gráfica especializada. É por isso que, antes de comprar cartuchos de tinta para sua impressora é importante que você entenda os diferentes tipos de cartuchos para impressão.

TIPOS DE CARTUCHO DE TINTA

De forma geral, existem três tipos principais cartuchos, o cartucho original, o reciclado e o compatível. Cada uma dos três conta com características próprias. 

ORIGINAL

O cartucho de tinta original costuma vir junto da impressora ainda no momento da compra. Estes cartuchos têm a marca da companhia e costumam trabalhar com alta qualidade. Normalmente, os cartuchos originais são produzidos pela mesma empresa que produz a impressora. São um pouco mais caros mas são a certeza de qualidade. 

RECICLADO

Cartuchos reciclados faz uso de antigos cartuchos para a construção de novas unidades ou são o refill de cartuchos originais vazios com novas tintas. É uma opção financeiramente boa e que lida de forma positiva com a natureza. Empresas como a HP contam com um serviço próprio de reciclagem de cartuchos. Clique aqui e conheça. 

COMPATÍVEL 

O terceiro tipo de cartucho é o compatível, que se trata de uma espécie de cartucho que funciona em diferentes modelos de impressora. Estes cartuchos são manufaturados por uma terceira parte, sem fazer parte da produção da empresa que faz também as impressoras em si. Alguns negócios que utilizam impressão em larga escala acabam optando por cartuchos compatíveis pois eles são uma opção mais barata. No entanto, o uso desse tipo de cartucho pode comprometer a qualidade da impressão e até mesmo danificar o aparelho. 

TIPOS DE TINTA

 

No geral, as tintas dos cartuchos são separadas em duas categorias: pigmentada e corante. 

Tinta à base de pigmento

Trata-se de uma espécie de tinta composta por pigmentos sólidos e não líquido. Elas têm menos brilho, mas mais durabilidade, de forma que sua impressão pode durar anos. Já que a base de pigmento seca rapidamente, ela funciona bem para imagens coloridas. 

Tinta à base de corante

Por ser mais líquida, é uma tinta que penetra no papel e pode borrar, mas cumpre sua função quando o assunto é impressão caseira de textos.

Confere também uma matéria sobre o programa de reciclagem de cartuchos HP!

Confira uma seleção de ótimas impressoras de tinta da HP!