Ler é uma delícia, um hobby que traz bons momentos e acrescenta cultura à nossa vida. No entanto, com a correria do dia a dia, às vezes fica difícil manter o ritmo de leitura que a gente gostaria.

Para ajudar nisso, preparamos uma lista com 12 dicas para ler mais em 2018. Com ela, vai ficar bem mais fácil atingir seus objetivos e tirar a poeira da fila de livros a ler. Vamos lá?
1. Seja realista em sua meta de leituraTenha em mente quantos livros, ou quais, deseja ler no ano, mas não precisa ir muito além da sua realidade. Caso esteja retomando a ideia de ler mais livros, pegue como base quantos leu no ano anterior e aumente um pouquinho em cinco ou dez títulos. Se você não faz ideia nenhuma de qual número é o ideal, uma dica é começar com uma meta de 12 livros lidos por ano. Isso equivale a um livro por mês, o que já é uma quantidade ótima!

2. Sempre tenha um livro com você

Na bolsa, no lado da cama, no bolso e até no banheiro. Tenha livros com você a toda hora! Tendo sempre à sua disposição algum livro você verá como as oportunidades para ler aparecem. Momentos a toa como quando está preso no trânsito, esperando a condução ou na fila de algum serviço são ótimos para ler, nem que seja só algumas páginas.

3. Defina qual período do dia é melhor para você se dedicar à leitura

Algumas pessoas dizem: “leiam no caminho para o trabalho!”, mas isso não é o ideal para todos. Pode ser que não sirva para você, assim como pode ser que ler antes de dormir seja a melhor opção na sua rotina. Procure entender como funciona o seu cotidiano e descobrir onde a leitura pode se encaixar de maneira mais harmônica e prazerosa. Faça testes e vá ajustando, até achar o momento ideal.

4. Opte por livros usados nas livrarias do seu bairro

Você estará unindo o útil ao agradável ao dar um novo lar para um livro e ainda ajudar o comércio local.

5. Participe de grupos virtuais de leitores

Use o Facebook para isso! Basta procurar por “grupo de leitura” ou “clube de leitura” e você com certeza achará alguma comunidade do seu interesse. Grupos assim são interessantes por estabelecerem o livro do mês, caso você esteja sem ideia, e por serem um ambiente onde as pessoas estão constantemente se motivando a ler e dividindo suas impressões sobre leitura. É muito empolgante e você ainda pode fazer novas amizades!

6. Antes do filme estrear, leia o livro

Eis um guia de leitura muito interessante e rico: que tal estabelecer como meta para 2018 ler os livros dos filmes que estão com adaptações cinematográficas para estrear na telona? É claro, você não precisa ler todos, apenas os dos filmes que pretende ver. É muito divertido comparar livro e filme, além de deixar você super atualizado com os assuntos do momento.

7. Crie um ambiente favorável em casa

Não precisa construir uma sala só para isso, não! É bem mais simples, de fato. Você pode, por exemplo, espalhar livros por todos os cômodos. Assim, eles não sairão da sua mente até que os leia. Você também pode simplesmente guardar todos os livros da sua lista de leitura em uma estante bem à mostra – isso vai ajudar você a lembrar sempre das pendências e querer ficar em dia com a leitura o quanto antes.

8. Monte um clube de leitura com seus amigos

Traga seus amigos para o seu projeto de leitura. Escolham um livro que todos estão querendo ler e criem seu próprio clube de leitura. Assim, vocês lerão ao mesmo tempo o mesmo livro e poderão trocar impressões, conversar sobre e ir incentivando um ao outro.

9. Estabeleça um número fixo de horas ou páginas para ler por dia

Mais uma vez, seja realista. Não adianta dizer que vai ler 100 páginas todo dia se você não tem tempo para isso. No entanto, faz sentido se comprometer a ler por 30 minutos no dia, se é o que te faz feliz. Você pode estabelecer sua meta de leitura diária baseado em tempo ou páginas. Que tal um capítulo por dia, para começar?

10. Faça carteirinha na biblioteca

Procure se informar sobre as bibliotecas na região próxima a sua casa ou trabalho. Bibliotecas ainda são a melhor forma de se conseguir livros com custo quase zero e de maneira muito prática. Sem contar que o prazo para devolver ajuda a andar com a leitura!

11. Não tenha dó de abandonar um livro

Essa é uma lição difícil, porém necessária. A vida é curta demais para perder tempo lendo livros que não agradam você. Se forçar a ler um livro até o final só porque disseram que ele era ótimo ou porque você não quer dar o braço a torcer não está com nada. Tem muito livro bom aí fora esperando por você. Ler as 100 páginas iniciais de um livro é o limite máximo. Se você tentou até aí, se esforçou e a coisa não foi em frente, simplesmente parta para outro.

12. Faça uma festa de “troca de livros” com os amigos

Essa é uma dica muito legal para manter sua estante sempre renovada e seus amigos sempre por perto! Prepare uma mesa com vinhos, queijos e aqueles livros que você quer passar adiante. Chame seus amigos e peça que eles tragam livros que não querem mais também. Aí é só colocar uma música suave e se divertir falando de literatura.

Gostou das dicas? Assim fica bem mais fácil reforçar o hábito de leitura! E aí, qual é a sua meta literária para 2018?

Conteúdo retirado de: http://adoropapel.com.br/2018/02/12-dicas-para-ler-muito-mais-em-2018/