O Exame Nacional do Ensino Médio é a prova mais importante da vida de muita gente, sabendo disso, vamos oferecer 5 dicas para ir bem no ENEM, confere!

Na prova de português, leia a questão antes do texto 

Na prova de português, muitas questões costumam ser embasadas em textos. Uma boa dica é você ler primeiro as questões que deve responder e, em seguida, o texto. Isso porque cada artigo contém muitas possibilidades de análise, assim, ler as questões antes vai lhe mostrar qual o tipo de leitura que deve ser realizada. Por exemplo, se a questão é relativa à relação do narrador com determinado assunto, você já sabe que, quando o texto alcançar a parte na qual o assunto é comentado, você deve redobrar a atenção. 

Dica jogo das varetas

Você conhece aquele jogo no qual você derruba diversas varetas em uma mesa e o objetivo é tirar cada uma delas do amontoado sem mexer nas demais? Pois bem, nesse jogo é natural que se comece tirando as varetas fáceis, deixando as difíceis para o final. Com o ENEM, especialmente na prova de matemática, é a mesma coisa. Comece pelas questões mais fáceis, dessa forma você vai aquecer seu cérebro sem grande desgaste e depois se dedicar às questões casca-grossa. 

Matemática também é interpretação

 O ENEM tem uma peculiaridade no que tange à prova de matemática, trata-se do fato de que ela não é tão teórica quanto outras provas de matemática. Isso não quer dizer que você não vai precisar utilizar de fórmulas clássicas, no entanto muitas questões da prova de matemática são quase questões de interpretação, no sentido de que é importante atentar para o que a questão quer, pois o cálculo em si muitas vezes é mais simples do que a interpretação.

Esteja pronto para uma maratona

O ENEM não é apenas uma prova de conhecimentos, é também uma prova de resistência. Assim, pode parecer bobagem, mas é fundamental você estar pronto para a maratona. São muitas horas sentado e exigindo ao máximo do seu cérebro. Por essa razão, não esqueça a garrafinha de água (sem rótulo) e algum lanchinho leve (uma barrinha de cereal é ideal).

Outra das dicas para ir bem no ENEM é manter-se informado

Muitas questões do ENEM, além da redação, costumam tratar de assuntos da atualidade, de forma que manter-se informado a respeito das notícias do Brasil e do mundo pode realmente lhe ajudar na hora de responder às questões. Manter-se informado é também conhecer profundamente o edital da prova.

Dica extra: CONFIANÇA!

Para mais dicas para ir bem no ENEM, fique por dentro das melhores práticas para organizar a sua mesa de estudos!