Hoje, 25 de agosto, é comemorado o Dia da Educação Infantil. A educação infantil é um dos pilares fundamentais da sociedade, uma vez que cumpre o importante papel de instruir as crianças na primeira infância, além de abrir espaço para que os pais, e especialmente as mães, tenham como trabalhar e trazer sustento para casa. 

Estima-se que hoje o Brasil conte com cerca de 9 milhões de crianças no ensino básico e infantil. Este número, ainda que muito elevado, não corresponde à necessidade total de vagas, pois ainda existem muitos locais onde a carência de creches e escolas é uma realidade. Apenas na cidade de Porto Alegre, mais de 8 mil crianças não conseguiram vaga nas creches e pré-escolas em janeiro de 2020. 

O Dia da Educação Infantil existe para lembrar da importância deste tema. A história mostra que a conquista de direitos para as crianças ocorreu por via de muita luta e reivindicação, especialmente por parte das mães. 

Um nome fortemente vinculado à data é o da Dra. Zilda Arns, médica e ativista brasileira que criou a Pastoral da Criança, entidade formada em 1982 e que atua até os dias de hoje no suporte a famílias carentes. As ações da Pastoral ocorrem com voluntários que procuram passar orientações visando uma melhor qualidade de vida para as famílias, através do acompanhamento de gestantes, estímulo à vacinação, à higiene e muito mais. 

A Casa do Papel registra aqui seu respeito pela data, um feliz Dia da Educação Infantil para todos.

Confere também dicas de leituras!