Quando você vai comprar um lápis, é normal que você encontre um código na embalagem ou no próprio lápis. Esse código refere-se a dureza do grafite. O que vamos apresentar nesse post é a maneira como você deve interpretar esses números e letras, mostrando o que eles significam, de forma a você adquirir o tipo de lápis e o tipo de grafite que deseja. 

A argila é um dos componentes responsáveis pela resistência da mina grafite. As partículas de grafite completam o volume e conferem o grau de preto à mina (poder de cobertura). De acordo com a proporção argila/grafite empregada na composição da massa, o lápis ganha características diferentes. É a partir dessa proporção que se define a graduação (dureza) do lápis. Para diferenciar os tipos de graduações, Lothar Faber criou, no século XVIII, uma escala que se tornou um padrão internacional.

Conheça os tipos de grafites

As graduações padrão disponíveis incluem os seguintes tipos: 6H, 5H, 4H, 3H, 2H, H, F, HB, B, 2B, 3B, 4B, 5B e 6B. Quanto maior o número H (referência à palavra inglesa HARD/duro), mais claro e mais duro é o traço. Por outro lado, quanto maior o número B (referência à palavra inglesa BLACK/preto), mais preto e macio será o traço. Também existem as graduações HB (HARD e BLACK), e F (referência à palavra inglesa FINE), que apresenta um traço fino e resistente.

Confere as funções que são normalmente atribuídas para cada graduação:

1 Para a escrita em geral, são usadas as graduações semelhantes a 2B, B e HB, mais conhecidas como nº1, nº 2 e 2½, respectivamente.

2 Os lápis muito macios são usados principalmente para escurecer e fazer preenchimentos.

3 Os lápis intermediários são indicados para sombreamentos.

4 Os lápis muito duros são usados principalmente para desenho técnico.

5 Um bom meio-termo para o uso cotidiano são os lápis HB, B e 2B, que apresentam boa resistência, traço escuro e facilidade ao apagar.

Conteúdo retirado de: http://www.faber-castell.com.br/Curiosidades/Fatos