Estudar por EAD (Ensino à Distância) já era uma realidade para muitas pessoas, no entanto, em virtude dos acontecimentos de 2020, o que antes era uma das várias opções para estudo, passou a ser a única. Assim, muitas pessoas antes acostumadas a tradicional sala da aula precisaram dar um jeito de se atualizar e lidar com essa nova forma de aprender e ensinar. 

Elearning GIF - Find & Share on GIPHY

Confere dicas para melhorar seu estudo à distância:

1 – Garanta um bom acesso à internet

Para estudar por EAD, uma dica um tanto óbvia, mas não pode ser ignorada, é a de uma boa conexão. Além das aulas serem realizados por internet, muitos trabalhos de avaliação também são, de forma que se torna duplamente importante ter um bom acesso. Uma dica é você manter um backup constantes dos conteúdos e trabalho, plataformas como Google Drive e Dropbox podem ajudar a manter esses backups e garantir que você não vai perder nada. 

2 – Comprometimento

Muitas vezes o fato de que estamos tendo aula de casa pode fazer com que o estudante não leve a sério o curso EAD. Isso porque o fato de poder fechar a câmera, fazer um lanche durante as aulas, ficar estudando de pijama, tudo isso pode tirar a seriedade que o ensino requer. EAD não é um modo mais fácil de ensino, pelo contrário, muitas vezes o fato de que estamos em nossas casas exige que tenhamos mais capacidade de concentração. 

3 – Participe das discussões online

A aprendizagem online não significa necessariamente aprender isoladamente. Conectar-se com seus colegas virtuais nas redes sociais ou no fórum do seu curso online irá melhorar tremendamente a sua experiência de EAD. Participe ativamente de discussões online e atividades em grupo, sugira dicas de estudo, dê sua opinião sobre o curso de EAD e se envolva em novas ideias. 

4 –  Defina um cronograma

Certifique-se de que você está organizado, cumprindo metas através da criação de uma programação detalhada. Sua programação de EAD deve incluir datas significativas para seus projetos – início, término e outros eventos. 

5 – Crie um espaço dedicado ao estudo

Clique aqui e confira algumas dicas para montar o seu Home Office. 

Para estudar por EAD, tente se manter longe das áreas de circulação da casa, encontre um canto silencioso para você. Mantenha à mesa somente o que for necessário, pois um ambiente limpo facilita a organização da ideias e impede as distrações tão comuns no nosso tempo. Dê uma atenção extra para iluminação do seu ambiente de trabalho, uma vez que luz de mais ou de menos pode causar cansaço, dores de cabeça e portanto diminuir a sua produtividade.

Produtos para montar o seu home office para estudo EAD você encontra na Casa do Papel.