O Exame Nacional do Ensino Médio, popularmente conhecido como ENEM, é o momento mais importantes na vida de todo jovem que sonha com um ingresso na universidade. É preciso anos de estudo e dedicação para pleitear uma vaga no sonhado curso e na desejada instituição. São necessárias muitas horas de estudo sobre os mais variados temas e mais distintas ciências. Da interpretação de texto à matemática, são poucas as áreas do conhecimento que ficam de fora desse complexo exame. 

Imagina você passar por todo esse tempo de estudo e dedicação para chegar no dia da prova e descobrir que não pode utilizar a sua caneta, ou que o lanche que você trouxe não pode ser aproveitado. Esses percalços podem realmente atrapalhar neste momento no qual todo o detalhe é importante.

O que vamos oferecer nesta postagem são informações importantes a respeito do que você pode levar e o que não pode levar no dia do ENEM, confere!

MATERIAL QUE TENHO QUE LEVAR NO DIA DO ENEM:

A lista do que é essencial levar no dia do ENEM é bem pequena. De acordo com o site do MEC, o material que deve ser levado no dia do ENEM é apenas:

Caneta esferográfica preta de material transparente

Pode parecer simples, mas é importante ficar atento aos detalhes, como o fato de que a caneta deve ser preta e de material transparente. 

MATERIAL QUE É RECOMENDADO TER NO DIA DO ENEM

Embora o INEP não cobre, é recomendado levar o Cartão de Confirmação do ENEM, poi ele contém informações importantes como seu número de inscrição no Enem

  • data, horário e o local de prova
  • indicação de atendimentos especializados, de acordo com o que foi solicitado no ato da inscrição para o caso de necessidades especiais, gestantes, lactantes e etc
  • opção da língua estrangeira que cairá na sua prova
  • solicitação de certificado, caso necessário

O QUE LEVAR PARA COMER E BEBER NO DIA DO ENEM

Um bom lanche pode ser o que você precisa na hora de recarregar as energias. Você pode levar:

Água mineral 

Fundamental para hidratar, mas fique atento para o fato de que, assim como a caneta, a garrafa d’água também precisa ser de material transparente.

Alimentos recomendados

Frutas: são saudáveis e plenamente capazes de saciar a fome durante a prova. 

Castanha de caju: excelente lanche para a prova, pois seu alto nível de gorduras saudáveis ajuda a matar a fome de forma leve. 

Barrinhas de cereais: assim como a castanha, uma boa barrinha pode ser o suficiente para seu lanche durante o ENEM. 

Atenção, se você for levar os alimentos em embalagem própria, é exigido que a embalagem seja transparente. 

Confere também algumas dicas de estudo!