A Vaga Lume e o Programa Expedição

A Mercur é parceira da Vaga Lume, uma organização sem fins lucrativos que há mais de dez anos desenvolve projetos de educação, cultura e meio ambiente na região da Amazônia Legal brasileira.

Ao longo deste período, criou bibliotecas comunitárias, formou educadores como mediadores de leitura e incentivou a gestão comunitária desses espaços culturais.

Promove também a valorização do patrimônio cultural das comunidades rurais da Amazônia por meio do registro de suas histórias e lendas passadas oralmente de geração em geração em livros artesanais. Aproximou distâncias deste por meio de um programa de intercâmbio cultural entre escolas rurais da Amazônia e escolas e ONGs da cidade de São Paulo, onde está sediada.

Sobre o Programa Expedição

O objetivo geral do Programa Expedição é promover o acesso ao livro e à leitura e, também a valorização da cultura local em comunidades rurais da Amazônia Legal Brasileira.

A metodologia do Programa Expedição é composta por três ações interligadas: a doação de estrutura para bibliotecas (livros, estantes, livreiras e esteiras); a formação de voluntários como mediadores de leitura (capacitados para promover o livro, a leitura e a cultura local); e, ainda, o incentivo à gestão comunitária das bibliotecas (estabelecimento de regras de funcionamento, cuidados para sua manutenção, organização de assembleias para discutir temas de interesse coletivo, como educação e cidadania, entre outras atividades).

Alguns números do programa (desde 2001):
– 160 bibliotecas comunitárias em 23 municípios da Amazônia Legal brasileira.
– 80.000 livros novos de literatura distribuídos, impactando mais de 24000 crianças e jovens.
– Mais de 3000 mediadores de leitura formados.

Conheça mais sobre a Vaga Lume:

Website
Facebook
Youtube