Uma árvore de Natal bonita encanta a todos, por isso preparamos um post com dicas para você montar sua árvore de Natal como um profissional!

1. Escolha uma boa localização

É preciso começar pelo básico: onde você vai colocar sua árvore de natal? Idealmente, é importante colocá-la ao lado de uma tomada, evitando que cabos de energia fiquem soltos pela casa. Essa dica é fundamental caso você tenha crianças na residência, pois é provável que elas venham a tropeçar nos cabos de energia.

O legal é colocar a árvore em algum local que você e sua família passem bastante tempo e que haja espaço, por isso colocar perto da parede pode ser interessante.  

2. Invista em uma árvore de alta qualidade

Árvore confeccionadas com materiais de qualidade não são apenas mais bonitas, mas também mais firmes, de forma que elas aguentam o peso das decorações sem nenhum problema. Além disso, são produtos com maior durabilidade. Você vai perceber que os natais vão passando e a árvore segue a mesma, portanto acaba sendo um investimento que se paga a longo prazo. Além disso, os produtos de maior qualidade são também, geralmente, aqueles mais fáceis de dobrar e guardar. 

3. Afofe os galhos

Afofar os galhos ajuda a tornar a sua árvore de Natal mais cheia e mais natural. Isso pode ser uma tarefa lenta, mas confie em nós, o resultado final vale a pena. Separe cada ramo para que ocupem a maior área possível. E não hesite em dobrar galhos individuais para preencher as lacunas. Lembre-se de que uma árvore com formato adequado já é ótimo, mesmo que ela não tenha enfeites muito luxuosos, ela já vai tornar o ambiente mais interessante. 

4. Design em torno de um tema

Uma árvore de Natal profissional tem um aspecto central que une todas as suas decorações. Decidir sobre um tema antes de escolher suas decorações define o tom para seus materiais, além de trazer uma ideia clara sobre como decorar sua árvore. Você pode fazer uma árvore temática de música, de cinema, de futebol, ou uma clássica natalina em vermelho, verde, dourado e prateado. 

5. Comece com as luzes 

Adicione sempre a luz primeiro – é mais difícil fazer isso depois de ter adicionado as decorações. Comece enroscando as luzes próximo ao tronco e pela base da árvore até o topo, na coroa. Quando você chegar à coroa, inicie seu caminho de volta para baixo, organizando as luzes mais para fora nos galhos.

6. Escolha as decorações certas 

Escolher as decorações que se encaixam no seu tema vai ajudar você a alcançar um design coeso. Quer se trate de decorações suspensas, fitas ou florais, opte por itens que complementam a aparência geral da sua árvore. Existem muitos apetrechos das mais diversas formas, tamanhos, acabamentos e desenhos. Combinando estes com os apetrechos tradicionais lhe dará liberdade decorar sua árvore.   

7. Varie os tamanhos

Sabe as clássicas bolas decorativas das árvores de Natal? Pois bem, uma dica simples é pegar várias dessas mas de tamanhos diferentes. Isso vai tornar sua decoração mais dinâmica e atraente.

8. Escolha o melhor topo

Para terminar de montar sua árvore de Natal é preciso ter um lindo topo. Confirme que você escolheu um topo que combine com o tema da sua árvore, e fique atento também a proporcionalidade entre o topo e o restante da decoração. Uma opção divertida é você optar por confeccionar o próprio topo. 

Confira também a história por trás das decorações de Natal!

Confira vídeos que podem te ajudar a montar sua árvore de Natal.