POR QUE FAZER A ATIVIDADE?

Esta atividade trabalha a coordenação motora e o movimento pinça das crianças, dando mais força e precisão para as mãozinhas. Ao treinar cortes em diferentes ângulos (primeiro na vertical para crescer os cabelos e depois na horizontal para os penteados), os músculos são estimulados para acompanharem o pensamento. Como são vários cortes seguidos, a repetição aumenta este estímulo, criando um repertório muscular.

Zé Cabeludo

MATERIAIS

Tesoura Cis

Canetinhas coloridas (Canetinhas Hidrográficas CiS)

Rolos de papel higiênico (apenas o papelão)

COMO FAZER

1. Peça para que os alunos desenhem em cada rolo de papel higiênico um rostinho, representando um respectivo “cliente” do salão. Sugerimos que instrua a deixar uma margem de um a dois dedos do topo para o recorte.

2. Quando os “clientes” estiverem prontos, peça para que os pequenos façam “crescer” os cabelos utilizando a tesoura verticalmente na parte de cima. Se quiserem, é possível também fazer barbichas ao cortarem a parte de baixo.

3. Depois dos cabelos criados, diga que os “clientes” resolveram cortá-los bem curtinhos ou que queriam penteados diferentes. Assim, peça para que recortem na horizontal, aparando as pontinhas.

4. Quando todos terminarem, exponha os “clientes” satisfeitos com o dia no salão.

POR QUE USAR CiS?

– Tesoura: o cabo de borracha se adapta ao formato do dedo de quem está utilizando esta tesoura. Ele tem a flexibilidade necessária para se moldar aos dedos enquanto proporciona firmeza e precisão no corte. Além disso, tem ponta curva, mais segura para as crianças.

– Canetinhas Hidrográficas: disponível em 12 cores vibrantes, estas canetinhas têm ponta super-resistente, proporcionando maior duração mesmo entre as crianças menores. Elas também têm tinta à prova d’água, saindo facilmente com uma lavagem simples caso os pequenos risquem as roupas sem querer.

Varal de cores

MATERIAIS

Tesoura

Lápis de cor (ColorCiS)

Pregadores de roupa

Barbante

Figuras impressas (clique aqui para baixar os moldes)

COMO FAZER

1. Imprima moldes de roupinhas em folhas de sulfite comum. Com a tesoura, recorte ou peça para que os alunos recortem cada peça separadamente.

2. Pinte ou peça para que os alunos pintem cada peça de uma cor sólida (sem misturar mais de uma cor na mesma roupa).

3. Nos pregadores, escreva os nomes das cores que forem usadas para pintar as peças de roupa.

4. Disponha as roupas e os pregadores para que as crianças façam a conexão da roupa com sua respectiva cor. Aqui, escrevemos em português, mas esta é uma ótima atividade para o ensino de línguas.

POR QUE FAZER A ATIVIDADE?

Esta atividade trabalha a lógica e o raciocínio das crianças utilizando o lúdico, a criatividade e a coordenação motora como apoios. O ensino de uma segunda ou terceira língua fica muito mais fácil e divertido quando se tem aparatos lúdicos à mão. Ao separar e misturar as partes, cada aluno precisará identificar conjuntos, montá-los e solucionar um pequeno enigma. Ao montar e remontar, eles utilizam várias partes do cérebro, tanto no lado motor (por precisarem encaixar as peças) quanto no visual-cognitivo (por precisarem identificar uma palavra e uma figura em meio às peças).