Segundo pesquisa recente realizada pela Associação Brasileira do Sono, cerca de 73 milhões de brasileiros têm dificuldades para dormir. Desemprego, contas a pagar, maior quantidade de estímulos e de tarefas a serem realizadas nas 24 horas do dia – além da internet – são alguns dos principais motivos que mais de um terço da população à perda das horas de sono.

Porém, ironicamente, desconectar, descansar ou desligar a mente das atividades corridas do dia a dia pode ter cada vez mais relação justamente com aquela que é, com frequência, apontada como vilã: a tecnologia. Nos smartphones, companheiros de todas as horas de boa parte da população, por exemplo, é possível encontrar recursos que funcionam como grandes aliados contra a insônia e como “calmantes” para cérebros estressados.

Aplicativos que induzem o usuário a variados tipos de meditações, diferentes métodos de relaxamento ou ao controle total do seu período de sono são alguns dos que merecem atenção. Conheça alguns deles e experimente na sua rotina:

Insight Timer: o app dá acesso a mais de 3 mil tipos de meditações guiadas e funciona como uma rede social. Com ele, é possível criar e atualizar um perfil pessoal, formar grupos e convidar amigos para compartilhar informações. Grátis.

Vivo Meditação: o app contém, aproximadamente, 900 meditações em português guiadas pela voz do monge brasileiro Satyanatha. Tem também trilhas sonoras, vídeos e animações que auxiliam em práticas respiratórias. A partir de R$3,99/semana.

Head Space: o app oferece pacotes de aprendizado de meditação por meio do método mildfullness (esvaziamento da mente). Possui versão paga e gratuita.

Sleep Cycle: o app ajuda a controlar a qualidade do seu sono em diversos aspectos, descobrindo, por exemplo, como o café em excesso ou as horas extras de trabalho afetam o seu descanso. Ele mede seu humor ao acordar e registra quantas vezes seu sono foi interrompido por um despertar.

Sleep Genius: os criadores do app garantem “fórmula rigorosa” para dormir tranquilo. Ela é baseada em estudos de neurociências, sons, músicas e sono, também utilizados pela NASA.

Twilight: o app é fácil de configurar e ajustado conforme o ciclo solar. Controla a tonalidade e a intensidade da luz das telas de smartphones, tablets e computadores, impedindo a inibição do hormônio do sono. Grátis.

O sonho a serviço da criatividade
Já imaginou poder controlar seu estado de pré-sono e influenciar esse momento positivamente, conseguindo estimular, por exemplo, sua criatividade quando acordar? O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) não só imaginou como criou o Domio, que promete realizar essa façanha.

O gadget é uma espécie de luva equipada com sensores que detectam quando a pessoa entra no breve estado semi-lúcido de Hipnagogia, ou seja, quando ainda está levemente consciente, entre “o acordado e o dormindo”.

É nesse período, em que o cérebro diminui as atividades normais e fica mais predisposto a ocorrências sensoriais e visões fantasiosas, que o Domio age enviando uma mensagem sonora pré-programada – geralmente uma única palavra – através de um smartphone. Voluntários que passaram pela experiência relataram ter tido, realmente, pequenos sonhos relacionados à tal palavra.

O objetivo dos pesquisadores que desenvolveram o Dormio é fazer com que as pessoas “trabalhem” esse estado de pré-sono, considerado mais criativo da mente, para aprender, consolidar memórias ou até regularizar emoções, já que passamos, em média, mais de um terço da vida dormindo.

Conteúdo retirado de: https://3minovacao.com.br/blog/apps-que-acalmam-a-tecnologia-tambem-pode-te-ajudar-a-relaxar