Confira essa dicas da Staedtler de como colorir utilizando lápis de cor.

1- Traçando com lápis de cor

Há vários tipos de traçados que você pode aplicar utilizando o lápis de cor. Paralelo ou cruzado: o mais importante é ter um traçado veloz . Também é possível usar o traçado circular, que é quando você preenche o desenho com curvas uniformes. Para o sombreado, uma dica é inclinar o lápis horizontalmente ao papel de forma a alcançar uma boa distribuição de cor. Você pode alcançar transições suaves e lindas entre as áreas de luz e sombra ao variar a pressão utilizada.  

2- Graduação de cor

Gradientes de cor fazem a sua arte mais interessante e vibrante. Cores que são adjacentes uma a outra no arco-íris são boas para a criação de gradientes de cor, pois elas se mesclam quase que automaticamente, com naturalidade, com é o caso do vermelho ao amarelo, passando pelo laranja.

Claro que você também pode brincar com transições de uma só cor, do mais forte ao mais fraco. Isso cria um lindo efeito tridimensional de luz e sombra.

3 – Combinações interessantes de cores

Pode ser interessante combinar cores de diferentes famílias (ou que estão muito distantes no espectro), por exemplo verde escuro – rosa ou laranja – marrom – verde. Cinza, por outro lado, tende a ser usado menos quando se pensa em colorir, isso porque o pigmento não parece particularmente interessante. Mas se combinado com uma cor forte como vermelho, o resultado é lindo. Você pode combinar amarelo com basicamente qualquer cor, porque o amarelo torna tudo mais claro e com certo brilho.

4- Monocromático ou muito colorido?

O termo “monocromático” vem do grego monos=único e chroma=cor. Desenhos monocromáticos são aqueles que utilizam variações de uma mesma cor através de partes mais claras outras mais escuras. O extremo oposto seria os desenhos que contrastam cores complementares como vermelho e verde ou azul e laranja, por exemplo. Quando você estiver colorindo, é normal achar que utilizar uma única cor não é tão divertido. No entanto, utilizar técnicas monocromáticas para algumas seções do desenho pode criar definição e realmente realçar outras área do desenho que merecem mais destaque.  

Matéria retirada de: https://www.staedtler.com