Muitas pessoas ficam curiosas a respeito da origem do Papai Noel. Afinal, como foi que um feriado cristão, realizado para marcar o nascimento de Jesus, acabou sendo vinculado a um senhor idoso e gordinho que mora no pólo norte, produz brinquedos junto de seus elfos, e distribui esses presentes para as crianças do mundo todo? A história do Papai Noel é a história de como são criados os ícones da cultura, sempre com uma boa dose de criatividade e sincretismo.

Existe muita controvérsia a respeito da origem ancestral do Papai Noel, alguns dizem que ela vem de uma lenda oriunda do norte da europa, que teria alguma ligação com a divindade nórdica Odin, mas o certo é que um dos nomes por trás do Papai Noel é o do santo cristão São Nicolau!

QUEM FOI SÃO NICOLAU?

São Nicolau, pintura de Piero di Cosimo. Século XV

Nicolau era um bispo que viveu no século quatro em um local chamado Mira, na Ásia Menor (hoje chamada de Turquia). Ele era muito rico em virtude de uma herança deixada pelos seus pais. No entanto, ele era também muito generoso, e ganhou a reputação de ajudar os pobres através da doação de presentes para os mais necessitados. Existem muitas lendas envolvendo São Nicolau, mas uma delas indica que ele talvez seja uma das inspirações para o Papai Noel.

Uma das histórias envolvendo o santo conta o seguinte: havia um homem muito pobre perto do local onde morava Nicolau, esse homem tinha três filhas e era tão desprovido que não tinha dinheiro nem para pagar o dote, o que fazia com que suas filhas não pudessem casar. (O dote era uma quantia de dinheiro que antigamente o pai pagava ao noivo no dia do casamento de sua filha). Uma noite, Nicolau, secretamente, jogou uma bolsa cheia de ouro através da chaminé da casa da família carente. A bolsa de ouro caiu dentro da meia que uma das filhas havia deixado na lareira para secar. Durante três noites São Nicolau seguiu jogando a bolsa com moedas de ouro, pois sabia que o homem tinha três filhas. Na última noite, no entanto, o pai se escondeu na lareira para tentar descobrir quem era aquele que estava o ajudando. Quando foi descoberto, Nicolau implorou para que o homem não contasse nada a ninguém, mas as notícias voaram e criou-se a lenda de que sempre que alguém recebia um presente inesperado, era um presente de São Nicolau.

COMO SÃO NICOLAU SE TORNOU O PAPAI NOEL?

‘A Visit From St. Nicholas’ Manuscrito à mão pelo autor Clement C. Moore

Bom, aí é outra história. Mas é fato que antes mesmo de existir o velho barbudo no trenó, o Natal já vinha acompanhando de um culto envolvendo presentes, meias, lareiras, crianças e claro, São Nicolau.

Durante a idade média e posteriormente no século dezesseis, após a reforma, a figura dos santos perderam força, mas o costume dos presentes seguiu firmo. O sincretismo religioso, que misturava catolicismo e culturas das regiões do norte da europa, foram tomando cada vez mais força nas casas cristãs da Inglaterra e da França. Na inglaterra, surgiu o “Father Christmas”  (Papai Natal), na França, o “Père Nöel” (Papai Noel).

No entanto, foi em 1823 que o poeta norte americano Clement Clark Moore, tentando reunir diversos costumes vindos da europa, escreveu os famosos versos de ‘A Visit from St. Nicholas’ ou ‘T’ was the Night before Christmas’, traduzindo ‘Uma visita de São Nicolau’ ou ‘A noite antes do Natal’. Nesse poema é que Clement descreve a chegada do trenó voador puxado por renas, de onde salta um velhinho gordo de barba branca, que entra pela chaminé para distribuir presentes. Esse poema ficou muito famoso.

A figura do Papai Noel como conhecemos hoje vem desse poema do início do século dezenove. É importante frisar que a publicidade do final do século dezenove, início do século vinte, foi fundamental para firmar a imagem do bom velhinho. Marcas como a Coca-cola tiveram um papel central na consolidação do que hoje chamamos Papai Noel. Hoje o velhinho está em todos os cantos, na televisão, nos shopping centers e claro, no imaginário de nossas crianças.  

Um bom Natal a todos!