Um novo vírus surge em uma cidade no centro da China, e o mundo prende a respiração. Das conversas de bar às cotações da bolsa de valores, parece que todos os espaços foram afetados por esse tema. É normal que seja assim, afinal o coronavírus é o tipo de assunto que merece toda atenção e cuidado. 

Mas se por um lado é verdade que o tema é de extrema importância, por outro também é verdade que existe muita desinformação por aí, muita corrente de Whatsapp falando bobagem, muita conversa de corredor sem o embasamento necessário. Tudo isso acaba gerando pânico que nada ajuda na prevenção. 

O que vamos oferecer nesta postagem são algumas informações importantes sobre este tema tão caro ao mundo contemporâneo. Nossa base de informações é retirada diretamente do site da World Health Organization, a OMS (Organização Mundial de Saúde). Tratar-se de uma fonte confiável. Vamos às questões:

Em primeiro lugar, o que é um coronavírus?

Os coronavírus são uma grande família de vírus que podem causar doenças em animais ou humanos. Em humanos, alguns coronavírus são conhecidos por causar infecções respiratórias cuja gravidade varia de resfriados comuns até doenças mais graves. O mais recente coronavírus descoberto causa a doença chamada COVID-19.

O que é a COVID-19?

COVID-19 é a doença infecciosa causada pelo mais recente coronavírus descoberto. Esse novo vírus e doença era desconhecido até o surto ocorrido em Wuhan, China, em dezembro de 2019.

Quais os sintomas do COVID-19?

Os sintomas mais comuns do COVID-19 são febre, cansaço e tosse seca. Alguns pacientes podem apresentar dores, congestão nasal, coriza, garganta inflamada ou diarreia. Estes sintomas costumam ser suaves e começam de forma gradual. Algumas pessoas são infectadas mas não desenvolvem nenhum sintoma e tão pouco se sentem mal. A maioria dos infectados (cerca de 80%) se recuperam da doença sem nenhum tratamento especial. Cerca de uma a cada seis pessoas que pegam COVID-19 ficam seriamente doentes e desenvolvem dificuldades respiratórias. Pessoas idosas, e aquelas com outros problemas de saúde como diabetes e pressão alta, têm mais chance de desenvolver complicações oriundas do vírus. Cerca de 2% das pessoas infectadas até hoje faleceram. Pessoas com febre, tosse e dificuldade para respirar devem procurar atenção médica. 

Como posso me prevenir?

A epidemia está mais forte na China, com alguns casos isolados em outros países. Confere algumas dicas que podem proteger a você e aos outros.

  • Limpe as mãos com frequência

Lave as mãos regularmente, utilizando produtos à base de álcool ou sabonete e água. Lavar suas mãos com sabonete e água, ou com produtos com álcool, mata o vírus que possa estar na sua mão.  

  • Pratique higiene respiratória

Certifique-se que você, e as pessoas ao seu redor, seguem boas práticas de higiene respiratória. Isso significa cobrir sua boca e nariz com um lenço de papel, ou com o a parte interna do cotovelo, ao espirrar ou tossir. Logo após, descartar o lenço imediatamente. 

  • Se você tiver febre, tosse e dificuldade para respirar, procure ajuda médica cedo

Fique em casa se você não estiver se sentindo bem. Se tiver febre, tosse e dificuldade para respirar, procure ajuda médica. 

  • Mantenha-se informado e siga as instruções passadas pelo seu provedor de saúde

Esteja informado sobre os últimos desdobramentos relativos ao COVID-19. Siga as informações passadas pelo seu provedor de saúde, seja o seu plano de saúde ou o SUS (sistema único de saúde), e também fique atento às informações passadas pelo seu empregador a respeito dos métodos para prevenir você e seus colegas do COVID-19.

Algumas dicas da Casa do Papel para evitar o contágio são

Para mais informações, acesse o site do SUS:

https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus

Ou o site da OMS:

https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019



Informe seu e-mail e receba mais informações:

Captcha obrigatório
Enviaremos o pdf com as informações para seu e-mail. Obrigado!