O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização a respeito do câncer de mama. Seu objetivo é alertar para importância da prevenção e do diagnóstico precoce.

É preciso ter em mente que o câncer de mama é aquele que mais atinge mulheres no mundo, sendo o diagnóstico precoce o principal aliado na luta contra a doença. Por isso a importância do Outubro Rosa, para que cada vez mais mulheres atentem para a necessidade de realizar seus exames.   

A origem da campanha remonta aos Estados Unidos da América nos anos 80. Em 1985, através da American Cancer Society, iniciou-se o projeto que, desde seu início,  buscou estimular a mamografia como a mais eficiente arma contra a doença.

Em 1993, Evelyn Lauder criou a The Breast Cancer Research Foundation (Fundação de Pesquisas sobre Câncer de Mama) e estabeleceu o laço rosa como seu símbolo. Desde então, o laço rosa vem sendo considerado como um dos emblemas dessa luta.

Hoje o Outubro Rosa é realizado em diversos lugares do mundo e sua notoriedade cresce a cada ano. A campanha é apoiada por entidades estatais e por grandes empresas, dentre as ações mais marcantes destaca-se: a iluminação rosa da Casa Branca (base do governo estadunidense), a iluminação rosa na estátua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro, além de diversos outros monumentos no Brasil e no mundo. Em Porto Alegre, destaca-se a iluminação do museu Iberê Camargo.

DADOS SOBRE O CÂNCER DE MAMA

  • A taxa bruta de incidência do câncer de mama estimada foi de 56,33 por 100 mil mulheres para todo o Brasil e 80,33 por 100 mil mulheres nas capitais.
  • Em 2016, foram registrados, no Brasil, 16.069 óbitos por câncer de mama em mulheres.
  • O câncer de mama representa 29,5% dos cânceres em mulheres.
  • Surgem no mundo 2,1 milhões de casos novos de câncer de mama e 627 mil óbitos pela doença por ano.
  • As estimativas de sobrevida em cinco anos são de cerca de 77%.
  • O tipo histológico invasor mais comum é o carcinoma ductal
    infiltrante não especificado, que representa de 70 a 80% de todos os tumores de mama.

A HISTÓRIA DO LAÇO ROSA

Charlotte Hayley, que lutou contra o câncer de mama, introduziu o conceito de uma fita de conscientização sobre o câncer de mama em cor de pêssego. Ela os anexou a cartões dizendo: “O orçamento anual do Instituto Nacional do Câncer é de US $ 1,8 bilhão e apenas 5% são destinados à prevenção do câncer. Ajude-nos a acordar nossos legisladores e a América usando esta fita.”

Hayley era muito popular, um de seus engajamentos era entregar cartões no supermercado local e escrever para mulheres proeminentes, como ex-primeiras-damas. Sua mensagem se espalhou de boca em boca. 

A fita cor de pêssego de Hayley despertou o interesse de Alexandra Penney, editora-chefe da revista Self, que estava trabalhando na edição do mês nacional de conscientização do câncer de mama de 1992 da revista. Ela se interessou pela ideia de Hayley e passou a trabalhar com ela. No entanto, Hayley rejeitou a oferta dizendo que a iniciativa da Self era muito comercial.

Incapaz de usar a fita cor de pêssego por motivos legais, a revista Self e outras pessoas interessadas em promover a conscientização do câncer de mama passaram a adotar o laço rosa como símbolo da luta contra o câncer de mama.

CONFERE UM VÍDEO DA CASA DO PAPEL ENSINANDO COMO FAZER O FAMOSO LAÇO ROSA