O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização a respeito do câncer de mama. Seu objetivo é alertar para importância da prevenção e do diagnóstico precoce.

É preciso ter em mente que o câncer de mama é aquele que mais atinge mulheres no mundo, sendo o diagnóstico precoce o principal aliado na luta contra a doença. Por isso a importância do Outubro Rosa, para que cada vez mais mulheres atentem para a necessidade de realizar seus exames.   

A origem da campanha remonta aos Estados Unidos da América nos anos 80. Em 1985, através da American Cancer Society, iniciou-se o projeto que, desde seu início,  buscou estimular a mamografia como a mais eficiente arma contra a doença.

Em 1993, Evelyn Lauder criou a The Breast Cancer Research Foundation (Fundação de Pesquisas sobre Câncer de Mama) e estabeleceu o laço rosa como seu símbolo. Desde então, o laço rosa vem sendo considerado como um dos emblemas dessa luta.

Hoje o Outubro Rosa é realizado em diversos lugares do mundo e sua notoriedade cresce a cada ano. A campanha é apoiada por entidades estatais e por grandes empresas, dentre as ações mais marcantes destaca-se: a iluminação rosa da Casa Branca (base do governo estadunidense), a iluminação rosa na estátua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro, além de diversos outros monumentos no Brasil e no mundo. Em Porto Alegre, destaca-se a iluminação do museu Iberê Camargo.