No dia 26 de março nossa querida Porto Alegre completa nada menos do que 247 anos de idade! Fundada na margem esquerda do Guaíba, a cidade tornou-se posteriormente a capital de todos os gaúchos. Pensando no seu aniversário, preparamos uma seleção de fotos antigas de Porto Alegre, e comparamos com os mesmos locais na atualidade. Confere um pouco das grandes mudanças dos últimos séculos. 

1 – THEATRO SÃO PEDRO

1876

2019

O mais tradicional teatro da cidade sofreu poucas alterações ao longo dos últimos 142 anos que dividem as duas imagens. Com exceção do telhado, o São Pedro permanece o mesmo e preserva toda sua antiga beleza. Já os arredores sofreram grandes alterações.

2 – ESQUINA DA RUA VIGÁRIO JOSÉ INÁCIO COM A VOLUNTÁRIOS DA PÁTRIA

Final do século XIX ou começo do XX

2019

Seguindo a análise de fotos antigas de Porto Alegre, a esquina da Rua Vigário José com a Voluntários da Pátrio é um dos locais mais movimentados da capital, isso se deve a sua posição central, perto das estações de ônibus e trem, o que torna o local um prato cheio para um comércio pulsante. As diferenças entre as imagens são enormes, mas a rua preserva ainda sua topografia, já as construções são completamente distintas. Hoje existem altos prédios ali.

Um destaque digno de nota: observem o estilo do homem de chapéu e bengala na primeira foto!

3 – PRÉDIO GUASPARI

Provavelmente década de 50

2019

Outro ponto central do cidade, o prédio Guaspari, ao lado do Mercado Público, permanece praticamente igual, porém é perceptível as alterações nos arredores. Hoje em dia existem muitos outro prédios ao redor, o que não há na foto original.

4 – RUA DOS ANDRADAS ENTRE A MARECHAL FLORIANO E A AVENIDA BORGES DE MEDEIROS

Década de 1900

2019

Aqui sim as diferenças ficam gritantes. A Rua da Praia (atual Rua dos Andradas)  hoje é repleta de arranha-céus e foi fechada para a circulação de carros, de forma que apenas pedestres podem  circular. A maior semelhança entre as imagens está na quantidade de pessoas nas ruas, pois em ambas as fotos há uma multidão caminhando.

5 – AVENIDA CRISTOVÃO COLOMBO

Década de 50

2019

Com exceção do prédio alto no canto esquerdo da foto, e da fachada antiga do prédio verde, tudo mais na foto foi alterado ao longo dos últimos quase 70 anos.

6 – RUA GENERAL CÂMARA ESQUINA COM ANDRADAS

Década de 30

2019

O belo prédio do Jornal da Manhã hoje dá lugar a uma construção mais moderna, porém o prédio que hoje abriga uma farmácia permanece inalterado, confere na próxima imagem.

7 – LARGO DOS MEDEIROS (OUTRO ÂNGULO DA ESQUINA DA ANDRADAS COM A GENERAL CÂMARA)

Década de 40

2019

É verdade que muito mudou entre as fotos, mas o prédio bege segue ali para nos lembrar de outros tempos. A diferença é que agora ele contrasta com modernas construções ao seu lado.

8 –  RUA URUGUAI E PAÇO MUNICIPAL

1952

2019

A Prefeitura e o Palácio do Comércio seguem praticamente inalterados, mas a Rua Uruguai mudou muito!

9 – AVENIDA FRANKLIN ROOSEVELT (ANTIGA AVENIDA EDUARDO)

1932

2019

Não fosse pela linda construção amarela no canto esquerdo da imagem, seria impossível reconhecer o local da foto de 1932.  O que antes era uma grande casa com um bela fachada, hoje é um estacionamento.

10 – VIADUTO OTÁVIO ROCHA

1932

2019

Talvez nenhuma outra imagem traga mudanças tão intensas quanto essa do Viaduto Otávio Rocha. A quantidade de verdadeiros arranha-céus que surgiram na região ao longo dos 87 anos que dividem as duas fotos é enorme. Hoje em dia, não se vê mais o rio, não apenas porque os prédios obstruem a vista, mas também porque parte do Guaíba foi aterrada.

Esperamos que vocês tenham apreciado essa comparação de fotos antigas e novas de Porto Alegre.