O dia 5 de setembro é considerado o Dia da Amazônia, por isso preparamos essas 10 curiosidades sobre a amazônia.

1 – O nome Amazonas foi dado pelo explorador espanhol Francisco Orellana, após ele ser atacado por mulheres guerreiras. Ele as comparou às amazonas da Grécia antiga.

2 – O Rio Amazonas tem um volume de água maior do que o do Nilo, do Mississippi e do Yangtzé (maior rio da Ásia) juntos! Alguns dizem que sua extensão territorial também é a maior. 

3 – O Rio Amazonas libera 200 milhões de litros d’água no oceano Atlântico a cada segundo. 

4 – Todo esse volume de água desaguando causa um dos mais impressionantes fenômenos da natureza: a Pororoca. Trata-se do encontro da água do rio com o oceanos, o que forma uma enorme onda de água doce.

5 – Se a Amazônia fosse um país, seria o nono maior do mundo, com mais de 6,5 milhões de quilómetros quadrados. 

6 – Mais de 20% do oxigênio do mundo é produzido na floresta amazônica.

7 – A floresta amazônica conta com mais de três mil frutas, mas apenas cerca de 300 são consumidas ao redor do globo.

8 – Outra curiosidade sobre a amazônia é o fato de apenas um hectare da floresta ter mais de 750 espécies de árvores e 1500 espécies de plantas.

9 – Apesar de ter sua maior extensão no Brasil, a floresta amazônica se estende por 9 países: Brasil, Colômbia, Peru, Venezuela, Equador, Bolívia e as três Guianas. 

10 – Outra das ciosidades sobre a amazônia é o fato dela ser uma floresta tão densa que em alguns locais menos de 1% da luz solar ultrapassa a copa das árvores.