Ainda que se fale muito na importância da coleta seletiva, não é todo mundo que sabe exatamente como separar o lixo orgânico do reciclável. A verdade é que a tarefa não é tão simples quanto parece.

Confere algumas dicas de como não se perder na hora de cuidar do lixo.

LIXO ORGÂNICO

O Lixo orgânico é composto por materiais biodegradáveis oriundos tanto de plantas quanto de animais. Uma característica desse tipo de resíduo é o fato de que ele é decomposto por outros organismos ao longo do tempo. Na maioria das vezes, é formado por vegetais, frutas, alguns papéis, ossos e detritos humanos que se desintegram rapidamente.

A escolha por produtos biodegradáveis é parte importante na busca por sustentabilidade. Isso se deve a sua velocidade de decomposição, muito mais breve do que itens como sacolas plásticas e garrafas pet.

O QUE FAZER COM O LIXO ORGÂNICO

Compostagem! Esta técnica não apenas diminui o desperdício do lixo orgânico, mas também pode dar um up no seu jardim. De acordo com a EPA (Evironmental Protection Agency), “compostagem é um material orgânico que pode ser adicionado ao solo para ajudar no crescimento das plantas”. Isso significa mais produção e flores mais bonitas.

VANTAGENS DA COMPOSTAGEM

  • Enriquece o solo, ajudando a suprimir doenças das plantas.
  • Reduz a necessidade de fertilizantes químicas.
  • Estimula a produção de bactérias benignas e fungos que quebram a matéria orgânica, gerando um material rico para o solo.
  • Reduz a emissão de metano.

LIXO RECICLÁVEL

Reciclagem é um processo que usa o lixo e o transforma em novos produtos. Trata-se de uma ótima forma de reduzir o uso matéria prima, além de reduzir o gasto de energia e poluir muito menos o ar.

É importante saber que a reciclagem começa em casa, com a separação do lixo. Itens recicláveis normalmente incluem:

Papel

Livros, jornais, revistas, envelopes e etc.

Plástico

Sacolas, garrafas de água e refrigerante, sacolas de borracha.

Vidro

Produtos como copos quebrados, além de garrafas de vinho e cerveja podem ser reciclados.

Alumínio

Latinhas oriundas de refrigerantes, cervejas, extrato de tomate e outro. (A reciclagem de alumínio é uma das que mais poupa o meio ambiente.)

Essas foram algumas dicas pra você cuidar do lixo da sua casa ou escritório.