Você sabia que os psicólogos e estudiosos da área entendem que existe quatro tipos de criatividade? Conheça um pouco mais de cada um deles:

OS QUATRO TIPOS DE CRIATIVIDADE

Criatividade Deliberada e Cognitiva

Pessoas que possuem esse tipo de criatividade são geralmente propositivas. Elas dispõem de uma grande quantidade de conhecimento acerca de certo assunto e unem suas capacidades e habilidades para preparar um caminho de ações pensadas para a conquista de um objetivo. Esse tipo de criatividade costuma nascer quando se trabalha muito tempo em uma mesma área. São indivíduos normalmente proficientes em pesquisa, solução de problemas, investigação e experimentação.  É um tipo de criatividade que se manifesta no córtex pré frontal do cérebro.  

Thomas Edison é um exemplo desse tipo de criatividade. 

Criatividade Deliberada e Emocional

Pessoas que se enquadram na categoria de deliberada e emocional são aquelas que deixam o trabalho influenciar seu estado de emoções. São pessoas emotivas e sensitivas por natureza e, por isso, preferem o silêncio e o tempo próprio na hora de refletir. Costumam manter diários. No entanto, quando o assunto é tomar decisões, são capazes de pensar de forma bastante lógica, de forma que seu pensamento é sempre um amálgama entre emoções deliberadas e ações lógicas. Em termos neuronais, é dos tipos de criatividade que concentra sinapses no córtex cingulado e na amígdala cerebral. Muitas pessoas se referem a esse tipo de criatividade como aquela que traz momentos onde é possível encontrar uma solução inusitada para algum problema, o que lembra os desenhos animados quando o personagem tinha uma ideias e uma lâmpada aparecia sobre a sua cabeça. 

Criatividade Espontânea e Cognitiva

Há momentos nos quais você passa muito tempo tentando resolver uma questão, mas não encontra uma solução. Por exemplo, quando você quer montar uma planilha para alcançar algum objetivo, mas não consegue pensar em qual a melhor maneira de fazê-lo, no entanto, quando você está relaxando em frente à televisão você inesperadamente percebe como deve montar a planilha inteira. É como se, sem aviso prévio, tudo fizesse sentido. Conta-se que esse foi o caso do físico Isaac Newton, que teve a ideia a respeito da lei da gravidade quando uma maçã caiu sobre sua cabeça enquanto descansava embaixo de uma árvore. 

Esse foi o momento de “Eureka!” de Newton e um ótimo exemplo deste tipo de criatividade. 

Criatividade Espontânea e Emocional

A criatividade espontânea e emocional está concentrada majoritariamente na amígdala cerebral. A amígdala é responsável por todo tipo de pensamento emocional. Ideias espontâneas e emocionais acontecem quando o cérebro pré frontal está em repouso. Esse tipo de criatividade comumente encontrado em grandes artistas como músicos, pintores, escritores, entre outros. É o tipo de criatividade que se relaciona com a ideia de epifania, que é um sentimento que expressa uma súbita sensação de entendimento ou compreensão da essência de algo.

Por isso, leia mais e confira dicas para  despertar a sua criatividade!

Confira produtos que podem te ajudar a fazer arte e, portanto, desenvolver a criatividade.