O Castelo da Faber-Castell conta com fachada da era romântica com arcos e pilares, estruturas de madeira, torres redondas pelos cantos etc., tudo isso lembra um castelo medieval. No entanto, o interior é diferente. De forma impressionante e muito versátil, o estilo romanesco, gótico e renascentista do exterior dão lugar a um interior marcado pela tendência Art Nouveau, o que era ultra moderno para a época.

A HISTÓRIA DO CASTELO DA FABER-CASTELL

Em 1898, Ottillie (1877 – 1944), a filha mais velha do Barão Wilhelm von Faber casou-se com o Conde Alexander zu Castell-Rüdenhausen, o membro de uma das mais antigas famílias aristocráticas da Alemanha. Porém, por desejo de seu avô Lothar von Faber, ficou acertado que o sobrenome Faber deveria acompanhar os seus descendentes. Foi assim que surgiu, com permissão do Príncipe Regente Luitpold, a linhagem dos Condes Faber-Castell.

Em 1903, o casal Ottilie e Alexander assumiu o controle da companhia Faber-Castell, por isso construíram, perto da fábrica e de um outro castelo que já pertencia a família Castell um novo castelo de dimensões consideráveis. Em 1906 ele estava pronto para ser ocupado. 

Os castelos, o jardim de inverno, a capela e o claustro estão agrupados em torno de um pátio retangular. A torre do sino – símbolo da cidade de Stein – liga as duas construções. A frente leste dá para um terraço com vista para o parque e para a elegante vila que foi construída para o filho de Lothar, Wilhelm von Faber, em 1884. As janelas, torres e alvenarias lembram um castelo medieval ousado – apropriado ao nome Castell, uma família cujas raízes remontam ao século XI.

CONFERE ALGUMAS IMAGENS DO CASTELO DA FABER-CASTELL

Quarto Escola
Quarto das Crianças
Quarto das Crianças
Enfermaria

 O CASTELO DA FABER-CASTELL DURANTE O ANO

Primavera
Verão
Outono
Outono