Neste post vamos oferecer aos nossos leitores uma série de dicas de como evitar o tempo ocioso no trabalho, de forma a aumentar a qualidade de vida no espaço laboral e o rendimento no trabalho. É preciso ter em mente que existem diversas situações nas quais ficar na firma sem trabalhar é até mais cansativo do que quando de fato executa-se tarefas. Debruçar-se sobre um tema e ver os resultados do trabalho é algo saudável.

1 – EXTREMO FOCO COM INTERVALOS

Como já mencionamos em outras postagens como 6 dicas de estudo para melhorar suas notas e Método Pomodoro, técnica pra te auxiliar no estudos, trabalhar com períodos curtos mas intensos de dedicação funciona muito bem. Ao invés de tentar concluir aquele relatório enorme em 8h, separe seu tempo em, digamos, 10 jornadas de 40 min , com 10 intervalos de 8 minutos entre elas. Sua cabeça funciona melhor ao ter um tempo bem delimitado para a dedicação. Além da certeza de um intervalinho rápido para um cafezinho ou um alongamento faz com que tudo fique mais simples.

2 – RESPEITE SEUS LIMITES

É verdade que em nossa sociedade existe certa ostentação em dizer “eu trabalho 10h por dia”, mas isso não é nada saudável,  indica pesquisa¹. Trabalhar mais do que as 40h semanais aumenta o risco de problemas cardíacos, além de indicar um aumento no consumo de álcool, de tabaco e a diminuição de vida social. Trabalhar acima de 60h na semana diminui o rendimento no trabalho em até 25%. Por fim, foi constatado que empresa com jornada normal de trabalho têm um índice de 9% de falta dos funcionários, enquanto empresas com mais carga horária têm o dobro de chance desta porcentagem aumentar.

3 – A AGENDA É SUA ALIADA

Pode ser a tradicional agenda ou uma virtual como a do google. O fundamental é que você tenha sempre os seus próximos passos planejados, isso evita problemas de última hora e organiza o dia a dia. Uma dica nesse sentido é você priorizar as tarefas simples, aquelas que você deixa pra depois exatamente por serem fáceis e rápidas; resolva elas antes de tudo. Isso lhe dará tempo livre para fazer as tarefas complexas. Uma tarefa simples pode se tornar complexa se for deixada pra fazer sem energia no final do dia.

4 – ORGANIZE SEU LOCAL DE TRABALHO

Limpeza e organização no trabalho, ainda mais se você trabalha com outras pessoas, é fundamental. A gente tem um post que pode te ajudar nisso: 5 PASSOS PARA ORGANIZAR A SUA MESA. Mas o fundamental é você ter à mesa apenas o essencial, arrumar sua mesa ao final do dia e contar com a iluminação adequada.

¹https://www.cdc.gov/niosh/docs/2004-143/pdfs/2004-143.pdf