O que é o folclore? Talvez uma boa maneira de responder esta questão seja pensar a respeito da origem do termo. A palavra “folclore” tem sua origem no inglês, é a união de “folk”, que significa “povo”, e “lore”, que significa “tradição” ou “conhecimento”. Assim, folclore é a tradição de um povo. 

Mas o que vem a ser a tradição de um povo? Na maioria dos casos é o resultado de séculos de ensinamentos, histórias e costumes. Pode-se dizer, por exemplo, que o churrasco faz parte do folclore gaúcho, assim como o acarajé faz parte do baiano. 

No entanto, quando falamos de folclore, a maioria das pessoas pensa nas histórias míticas de determinados povos, e isso não está de forma alguma errado, pois é exatamente através dessas histórias que os ensinamentos e costumes são passados de geração para geração. 

Para comemorar o Dia do Folclore (22 de agosto) vamos mostrar para vocês um pouco dos mitos que fazem parte da tradição brasileira. 

FOLCLORE DO SUL – SACI PERERÊ

O Saci-pererê é um rapaz de apenas uma perna que anda por aí pregando peças. A lenda tem origem nos índios Guarani que da região das Missões no Rio Grande do Sul. Uma curiosidade é que a palavra “pererê” é oriunda do termo tupi pererek-a, que significa “ir aos saltos”. 

A figura mítica do Saci nasceu no Rio Grande do Sul, mas se espalhou pelo Brasil inteiro. Ao chegar na Bahia, o personagem se transformou em um jovem negro e que carrega um cachimbo, imagem associada a ele até os dias de hoje. 

Presente no folclore do estado, o Saci é inclusive o mascote do Sport Club Internacional.

Ficheiro:Saci Perere por Marconi.jpg – Wikipédia, a enciclopédia livre

FOLCLORE DO NORTE – VITÓRIA RÉGIA 

A Vitória Régia é um mito do folclore da região amazônica e trata da origem da planta conhecida por esse nome. Conta o folclore que a lua era na verdade uma Deusa chamada Jaci, cuja beleza encantava a todos. Certa noite, uma jovem índia viu o reflexo da Deusa, ou seja, o reflexo na lua refletida na superfície de um lago e acabou ficando apaixonada. No desejo de alcançar a lua, a índia se jogou nas águas e acabou se afogando. Isso deixou a Lua muito triste, que decidiu então transformar a índia em uma estrela das águas, daí surgiu a planta vitória-régia . 

FOLCLORE DO NORDESTE – BUMBA MEU BOI

Anualmente os estados do nordeste se mobilizam para uma grande comemoração de Bumba Meu Boi. A história gira em volta da ressurreição de um boi. Conta-se que havia uma casal de escravos cuja mulher estava grávida e teve o desejo de comer língua de boi. O marido foi satisfazer esse desejo, mas sem saber matou um dos boi preferidos de um fazendeiro, por sorte, com a ajuda de um pajé, o boi ressuscitou. 

FOLCLORE DO SUDESTE – CONGADA

A Congada é considerada uma das maiores manifestações folclóricas do estado de Minas Gerais. Sua origem data do século XVII, e a história por trás da data remete ao coroamento de um rei no Congo e uma rainha em Angola. Trata-se de uma festividade com origem Afro-brasileira e que traz consigo forte sincretismo, pois é também muito católica. 

Confere também tudo sobre o natal.