Seja no trabalho, nos estudo ou em casa, um bom café é muitas vezes a pausa ou o começo perfeito para uma sessão de boas ideias. Mas você sabe das histórias que envolvem esta iguaria? Confere a lenda da origem do café. 

LENDA DA ORIGEM DO CAFÉ

Conta-se que o café surgiu nas terras altas da Etiópia. Há muitos e muitos anos, existia um pastor chamado Kaldi que cuidava de suas cabras vagando pelo alto das montanhas, local conhecido como Planalto Etíope, uma terra antiga e desolada, mas onde crescia uma curiosa fruta chamada nativamente de Buna (ቡና),  que por aqui nós chamamos de café. Conta o mito que Kaldi ficou fascinado ao perceber que suas queridas cabras adoravam comer o fruto do café, e que após se deleitarem com esta saborosa refeição, os animais ficavam extremamente agitados, pulavam sem parar e não dormiam. Intrigado com o efeito da fruta, Kaldi decide procurar um sábio da região, um monge islâmico que habitava um monastério. Quando o pastor entregou as frutas do café ao sábio, ele examinou e optou por jogá-las no fogo, foi nesse momento que um aroma delicioso e revigorante tomou conta de todo o lugar. Eles retiraram o café torrado do fogo, moeram e preparam a bebida, descobrindo suas propriedades energéticas. 

Foi este monge que levou a descoberta para Península Arábica, de onde se espalhou para o mundo inteiro.

Planalto da Etiópia

BREVE HISTÓRIA DO CAFÉ NO BRASIL

O café faz parte da história do Brasil há quase 300 anos. Conta-se que foi o Sargento-mor Francisco de Melo Palheta que, em 1727, conseguiu algumas sementes de café do tipo arábico. O Sargento as trouxe clandestinamente após consegui-las na Guiana Francesa. Com as mudas em mãos, iniciou-se a produção do café em solo nacional, primeiramente na região norte, mais especificamente no Pará. Porém, em virtude do excelente solo para o plantio, além de um sistema mais adequado escoação de produção, as plantações logo foram realocadas para o sudeste, onde prosperaram ao ponto do café se tornar o produto de maior exportação nacional no século XIX, chegando a incríveis 61% de toda exportação do país, ultrapassando em muito a cana de açúcar, principal produto exportado até então. Mas independente da origem do café na cultura nacional e internacional, uma coisa é certa; essa iguaria veio pra ficar e hoje faz parte não apenas da história, mas também do dia a dia de quase todo brasileiro.

Confere também alguns tipos de café.
Tenha cafés em casa comprando online.